segunda-feira, 4 de agosto de 2014

BRASIL - INFLAÇÃO EM 2014 APRESENTA TENDÊNCIA DE QUEDA EM TODOS OS ÍNDICES PESQUISADOS

TODOS DENTRO DA META E EM DECLÍNIO


Instituições financeiras projetam inflação em 6,39% este ano
04/08/2014 - 
Brasília - 
Kelly Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Edição: Talita Cavalcante

A projeção de instituições financeiras para a inflação caiu pela terceira semana seguida. É o que mostra a pesquisa semanal, feita pelo Banco Central (BC), sobre os principais indicadores econômicos. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 6,41% para 6,39%, este ano. Em relação a 2015, a projeção subiu de 6,21% para 6,24%.

As estimativas para 2014 e o próximo ano estão acima do centro da meta de inflação (4,5%), que deve ser perseguida pelo BC, e próximas do teto (6,5%).

A taxa básica de juros, a Selic – usada pelo BC para influenciar a economia e consequentemente, a inflação – deve fechar 2014 sem novas alterações, de acordo com as expectativas das instituições financeiras. Atualmente a Selic está em 11% ao ano. Mas em 2015, as instituições financeiras esperam por elevação da taxa, que deve encerrar o período em 12% ao ano.

Na pesquisa do BC também consta a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que passou de 5,56% para 5,49%, este ano, e foi mantida em 4,97%, para 2015. Em relação ao IGP-M, a estimativa foi ajustada de 4,87% para 4,40%, este ano, e segue em 5,61%, em 2015. A projeção para o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) passou de 4,34% para 4,33%, este ano, e de 5,52% para 5,53%, em 2015.

Um comentário:

José Antônio disse...


O interessante é que a redução da inflação, até o final do ano, já era prevista por quantos estudavam as tabelas.

Só faziam terrorismo, com "a inflação descontrolada", os mesmos que diziam que não ia ter Copa; não ia ter estádios; não iam ter aeroportos; não ia ter bolas; não ia ter juízes; não ia ter gandulas; não iam ter turistas; não ia ter...

Evidentemente, essas pessoas que praticaram esse terrorismo, não o fizeram por terem se enganado. Foi tudo de caso pensado.

Esperavam fazer decolar uma candidatura que, pelo visto, vai acabar se reduzindo a pó. (Epa!)

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS