quinta-feira, 29 de maio de 2014

HOSPITAL DO ANDARAÍ PEDE SOCORRO - JUSTIÇA INTIMA GOVERNO FEDERAL A FAZER MELHORIAS E CONCLUIR OBRAS

NÃO SE ADMITE O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO HOSPITAL DO ANDARAÍ


Apesar dos problemas na saúde pública, o Hospital do Andaraí sempre foi uma referência em muitas especialidades. Hoje é motivo de sofrimento para funcionários e pacientes. CUMPRA-SE COM URGÊNCIA O QUE A JUSTIÇA DETERMINOU.

Justiça condena União a melhorar condições do Hospital do Andaraí
29/05/2014 - 
Rio de Janeiro
Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro

As condições precárias do Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro, resultaram em condenação da Justiça Federal, divulgada hoje (29), obrigando a União a realizar melhorias naquela unidade hospitalar. A medida foi tomada a partir de ação civil pública, proposta pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e aditada pelo Ministério Público Federal (MPF), que passou a ser co-autor da ação.

A decisão foi da juíza da 12ª Vara Federal, Fabíola Utzig, que se pronunciou nos autos informando que as reformas previstas para o setor de emergência estavam atrasadas, ou não se iniciaram. De acordo com a sentença, o caso justifica a imposição de multa para garantir a conclusão das obras, “de forma a impedir que pacientes sejam atendidos ou internados nos corredores". Obriga também a aquisição de mobiliário, de modo a que "não existam pacientes aguardando atendimento no chão ou internados em cadeiras”.

Ainda de acordo com a magistrada, a União tem 180 dias para solucionar o problema de superlotação no hospital. A sentença determina também que se faça licitação para concluir a obra de substituição do telhado do prédio, na zona norte do Rio. Além disso, deverá ser feita, em 30 dias, a substituição das esquadrias das janelas, que estão fechadas por tapumes, bem como a compra de 200 biombos. A União foi condenada ainda a contratar 122 profissionais de enfermagem e a prorrogar os contratos temporários dos enfermeiros que trabalham na unidade. Caso as determinações não sejam respeitadas, a União ficará sujeita ao pagamento de multa.

Procurada, a direção do Hospital Federal do Andaraí informou, em nota, por meio da assessoria de imprensa, que não havia sido oficialmente notificada da decisão judicial. “A partir da data do recebimento da respectiva notificação, a unidade terá o prazo legal de 30 dias para recorrer da decisão, por compreender que parte das pendências apontadas no processo, tais como a contratação de 122 enfermeiros e a prorrogação dos contratos temporários, já foram solucionadas, e as demais [pendências] encontram-se em adiantada fase de conclusão”, informou.

7 comentários:

Dora Regina disse...

E é esse hospital que vai ser referência na Copa...Como assim?

BONDeblog S. O. disse...

Dora Boa noite

O Andaraí não está indicado nesse sentido. Ele sempre foi referência de atendimento antes da crise por que passa.

Para o período da Copa existem Centros especiais de atendimento contratados pela própria FIFA. É uma estrutura especiAl de atendimento contratada em todos os locais onde tem COPA. Na parte que cabe a prefeitura da Cidade do Rio a referência é o Souza AGUIAR no Centro (que sofre com falta de pessoal).

Hospitais das Forças Armadas também participam da estrutura. Para a Copa, Dora, não há problema não. O problema é o antes e depois, pois, como já disse aqui várias vezes, a saúde é o grande desafio e onde o Governo Federal pouco consegue fazer.

Um abraço e fiquei muito feliz com sua visita.

Dora Regina disse...

Bond, ouvi nos noticiários referente ao evento.
Um abraço!

Dora Regina disse...

Bond, tenho boas coisa à falar sobre o Hospital do Andaraí.
Tenho um irmão com diagnóstico de Tumor Intra Craniano com metástase, pâncreas e pulmão.
O tratamento dele é feito lá há 1 ano e 9 meses. Meu irmão já foi internado várias vezes depois que fez a cirurgia para retirada do tumor, ele interna muito mal, porém o tratamento que ele recebe é excelente e ele sempre se recupera e volta pra casa. Nunca compramos remédios para ele, o hospital tem tudo que ele sempre precisou.Agradeço muito a Deus e a Equipe Médica do Hospital do Andaraí. Ainda vou fazer uma postagem sobre isso.
Um grande abraço.

H.P. disse...

E POR FALAR EM SAÚDE:

MAIS UMA DERROTA ACACHAPANTE DA DIREITA MÉDICA MIDIATICA PARTIDÁRIA GLOBO/PSDB. A ELITE VOCIFERA/ESPUMA/ODEIA. ENQUANTO OS MAIS POBRES E DESASSISTIDOS FESTEJAM. TODOS OS AGRADECIMENTOS A PRESIDENTE DILMA!

Mariana Oliveira
Do G1, em Brasília


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual considera que a medida provisória que criou o programa Mais Médicos, do governo federal, está dentro da legalidade.
O programa, criado pela MP 621/2013, é um dos principais programas do governo da presidente Dilma Rousseff e visa suprir a carência de profissionais nas periferias e interior do país, além de permitir a vinda de profissionais estrangeiros para trabalhar em locais específicos sem exigir a revalidação do diploma...".

Obs.: Se me permite, que o irmão de Sra. Dora se recupere integralmente e o mais rápido possível. São nossos desejos.

BONDeblog S. O. disse...

Dora

O tratamento dispensado pela equipe do Andaraí aos pacientes é o melhor possível. Eu sei da competência dos profissionais que militam nos grandes hospitais públicos, verdadeiras ESCOLAS de medicina e saúde, onde se vê de tudo e onde não se foge de enfrentar nenhum desafio.

Vai ser melhor ainda, no dia em que acabarem as terceirizações, governo e profissionais se entenderem, e as condições físicas / instalações dos hospitais forem boas.

Melhoras para seu irmão, que Deus o abençoe e proteja nessa difícil luta.

Grande abraço

lrm disse...

Já foi um excelente hospital. Meu pai fez várias cirurgias lá e também se tratou do primeiro infarto. Tudo pelos anos 80.

Hoje o hospital está abandonado. Mas o Maracanã, a poucos quilômetros dali, está uma beleza só.

Eis o verdadeiro legado da Copa.

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS