domingo, 1 de dezembro de 2013

PESQUISA DATAFOLHA É FALHA - QUEM ACREDITA QUE OS "ADEPTOS" DO PT APOIAM JOAQUIM BARBOSA ?


O DATA FOLHA está divulgando uma pesquisa em que afirma que 87% de adeptos do PT acham que o Ministro Joaquim Barbosa agiu corretamente ao mandar prender os condenados no dia 15 de novembro. A pesquisa, claramente direcionada com perguntas feitas de encomenda para limpar a barra de Joaquim Barbosa, traz ainda a informação de que os pseudo-petistas, num percentual de mais de 70%, acham que o Ministro não teve intenção de se promover, ao patrocinar aquele aparato e lambança, em que se transformou a prisão de Genoíno e José Dirceu.

Tema tão polêmico, com perguntas que não se assemelham  a: "em quem você votaria se a eleição fosse hoje ?", não dá para confiar no apurado pelo Instituto de Pesquisa.

Quando uma pesquisa não bate com o que se observa nas conversas no trabalho, na escola, no boteco e nem com o que a própria imprensa apresenta, além do meio acadêmico, e no caso específico, entre o pessoal que milita com causas de JUSTIÇA, é bom desconfiar. 

Depois, é bom não esquecer, o DATAFOLHA é um velho conhecido de episódios nebulosos, que minaram sua credibilidade.

A matéria com a pesquisa da FOLHA está aqui - ACREDITE SE QUISER.

5 comentários:

José Antônio disse...


Bond, vamos lá...

Deixarei de lado a tese controversa da Folha de que os petistas apoiam o JB.

A Folha diz que sim, a realidade parece dizer que não. Isso tudo ficará mais tarde posteriormente.

Focarei, como na última pesquisa do Ibope, na pesquisa espontânea e na rejeição dos candidatos.

http://contextolivre.blogspot.com.br/2013/12/rejeicao-joaquim-barbosa-dispara-no.html

Mais uma vez, a pesquisa espontânea aponta que Dilma venceria todos os demais juntos. Mesmo que em um acesso de irrealismo mágico, incluíssemos Lula fazendo parte daqueles que se opõem à Dilma:

Dilma: 22%

Todos os outros (incluindo Lula): 16%.

Na rejeição, outra vez Serra é o grande capeão (35%). Seguido de Aécio (26%), Dilma (25%) Campos (24%), Barbosa (22%), Marina (17%) e Lula (16%).

São números mais favoráveis à oposição do que os da última pesquisa do IBOPE.

Dando crédito à Folha, em detrimento da pesquisa do IBOPE, ainda assim os números relativos à rejeição, na minha modesta opinião, tendem, à medida que todos os demais candidatos sejam mais conhecidos (hoje, apenas Serra e Dilma são amplamente conhecidos), a deixar preocupados os candidatos da oposição.

Não vejo sentido da Folha ter incluído Lula na lista sobre a rejeição. Lula não é candidato, portanto, essa é uma informação sem importância.

Ela pode ganhar importância apenas como tentativa de dividir o PT. Observem que, na pesquisa da Folha, Lula é, de longe, o menos rejeitado.

Isso parece ser um recado da Folha: "troquem Dilma pelo Lula". É claro que isso, neste momento, em que nada parece ameaçar o favoritismo da Presidenta, cairia como uma grande bomba no noticiário.

Devemos ficar atentos a essas manobras. Lula já declarou, mais de mil vezes, que seu apoio é total e integral à Dilma.

A tática de dividir para vencer parece ser a última que sobra para a oposição que vê, a cada dia, diminuirem suas chances em uma eleição limpa.

Seria interessante, Bond, fazer uma comparação desses índices (esponânea e rejeição) com as duas pesquisas anteriores da Folha.

No momento me encontro sem disponibilidade para fazer essa pesquisa.

Na minha opinião, a variação desses dois índices ao longo das diversas pesquisas dá muito mais informações sobre os futuros levantamentos.



BONDeblog S. O. disse...

Concordo com o amigo

H.P. disse...

NOTICIAS DO FRONT.

Ótimas noticias. A INIMIGA DA VERDADE, DA DEMOCRACIA, DA DECÊNCIA DERRETE. A SOCIEDADE AVANÇA.

Folha de são paulo:

"A GLOBO deve encerrar o ano com a pior audiência da faixa nobre de sua história.

De 1º de janeiro a 28 de novembro, a rede registrou na faixa noturna (das 18h à meia-noite) média de 23,4 pontos de audiência, ante 24,6 da mesma faixa em 2012. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.

Com duas novelas em baixa, “Joia Rara” e “Além do Horizonte”, a emissora dificilmente irá se recuperar até o encerramento de 2013. Para completar, dezembro costuma ser um mês de péssimas audiências devido às férias e às festas de fim de ano...".

H.P. disse...

MORTE LAMENTÁVEL E IRREPARÁVEL.

GOVERNADOR MARCELO DEDA MORRE.

H.P. disse...

REINALODO AZEVEDO E COXINHAS CHAPAS BRANCAS COMENTADORES; DONA GLOBO E ASSECLAS DA QUADRILHA MIDIATICA.

VEJAM O ABSURDO DA MÍDIA PETISTA CHAPA BRANCA(chapa branca de quem?):

DEZ(10) VEZES CASSADA, SÓ ESTE ANO, PREFEITA DO DEM, DO DEM, DO DEMOCRATAS, DO DEM, CONTINUA NO CARGO.
PERGUNTA INAUDÍVEL: E SE FOSSE DO PT, COMO SERIA TRATADO POR VOCES SEUS LIXOS?

DANILO SÁ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM NATAL

Como uma espécie de "Highlander" da política, a prefeita de Mossoró (RN), Cláudia Regina (DEM), teve o mandato cassado dez vezes pela Justiça Eleitoral somente neste ano, mas vem se mantendo no cargo.

A última decisão contra a prefeita apontou prática de caixa dois na campanha de 2012. A exemplo do que ocorre nos demais processos, ela recorre da decisão --sem deixar o posto.
As outras cassações se deram por abuso de poder econômico e político....".

Na volta: Mostrem estes absurdos para seus amigos de escritório. Para seus parentes, para seus conhecidos. Falem disso, é rápido, nas Igrejas, nas praças, nas baladas(é "chic" ser politizado - faz sucesso), nas ruas.

POLITIZAR É LIBERTAR!

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS