quinta-feira, 16 de julho de 2015

INCONTINÊNCIA OLÍMPICA - GESTO DE ATLETAS BRASILEIROS É IRREGULAR E BEIRA O RIDÍCULO


Leonardo de Deus - ouro na natação (200m borboleta)


Em cerimônias de natureza CIVIL, e em COMPETIÇÕES OLÍMPICAS NÃO MILITARES, em que atletas não comparecem representando CORPORAÇÕES das Forças Armadas, o gesto de BATER CONTINÊNCIA para a BANDEIRA é um despropósito. Cabem nesse momento, colocar a mão no coração ou simplesmente deixar rolar uma lágrima.

O ATO DE BATER CONTINÊNCIA é tipo de CUMPRIMENTO/ manifestação de RESPEITO pela PÁTRIA e saudação entre MILITARES. Deve ficar restrito a estes, os militares, no âmbito das áreas / unidades onde atuam, ou nas situações em que se encontrem em missão / operação  / representação oficial. 

Não dá para entender, por exemplo, um SOLDADO fazendo compras no MERCADO, em horário de FOLGA, ter de BATER CONTINÊNCIA para o TENENTE que na GÔNDOLA ao lado, também em seu horário de folga, compra um produto qualquer. Ambos ali, são cidadãos em igualdade de condição, e o cumprimento será, ou ao menos deveria ser, o do BOM DIA com aperto de mão. A HIERARQUIA e a REGRA MILITAR ficam para dentro do QUARTEL.

DESSE MESMO MODO, soa ABSURDO e RIDÍCULA, a tal "CONTINÊNCIA" que alguns ATLETAS brasileiros estão BATENDO, quando sobem ao PÓDIO para receber MEDALHAS, nos JOGOS PAN-AMERICANOS do CANADÁ. O que querem eles com isso ? Passar a informação de que são militares ? Querem se diferenciar dos demais ATLETAS ?

Pois bem, não estão ali como ATLETAS MILITARES, ainda que sejam militares por profissão, NÃO ESTÃO ALI COMO MILITARES, e sim como ATLETAS. NÃO FAZEM PARTE DE JOGOS MILITARES. NÃO REPRESENTAM ALI DE FORMA DIRETA NENHUMA DAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS, ainda que seja compreensível que se tenha no âmbito da corporação a que estão ligados, ORGULHO pelo desempenho apresentado. O BRASIL todo fica feliz com as medalhas e orgulhoso com a participação de todos, ainda que não subam no pódio.

Estão ali como ATLETAS BRASILEIROS, representando o nosso país como um todo. O PAN é uma COMPETIÇÃO CIVIL, ESPORTIVA, SEM VÍNCULO POLÍTICO OU DE IDEOLOGIAS NESSE CAMPO, portanto, a manifestação de continência, É INCONTINÊNCIA, por imprópria, conforme o regulamento OLÍMPICO preconiza. O que estes atletas estão fazendo (ao bater continência) pode ser considerado IRREGULAR, e vir até a ser objeto de CONTESTAÇÃO no âmbito do COI.

Segundo os ATLETAS, eles não estão "OBRIGADOS" a BATER CONTINÊNCIA, mas... receberam ORIENTAÇÃO no sentido de FAZER O GESTO. Para bom entendedor, meia "ORIENTAÇÃO" basta. Resta saber, quem foi o autor de tamanho DESORIENTAÇÃO, e mandar parar com isso.

Um comentário:

Márcio Fonseca disse...

Difícil entender a motivação de quem quer que tenha feito tais colocações em relação à continência prestada pelos atletas militares, uma vez que demonstra certo desconhecimento em relação ao propósito da continência, assim como o que motivou os atletas a realizarem sua saudação num momento de extrema alegria para eles.
Primeiramente continência não se 'bate', se presta! Presta porque ela é uma saudação, um sinal de respeito, e não é somente entre militares, nem tampouco em atividades militares.
Porque deveriam, então, os militares, PRESTAREM continência para o Presidente da República? No caso, agora, a Presidente?
Em relação à motivação dos atletas, nada mais comum do que demonstrar gratidão e reconhecimento a quem lhes proporciona melhores condições de treinos e competições, tarefa esta que deveria ser de exclusivo interesse do governo desse país tão rico e assaltado que é o nosso Brasil. Quantas medalhas mais não poderiam estar vindo para nossa pátria, se não houvesse tanta roubalheira dos cofres públicos?
Não creio que isso seja de interesse do caro blogueiro, mas vida que segue...
Como cidadão brasileiro, presto minha continência a esses atletas, que com muito suor e sacrifício nos proporciona momentos de alegria, momentos raros em que não ouvimos falar de mensalão, petrolão, etc
Às Forças Armadas, o mesmo reconhecimento por contribuírem para a glória do esporte nacional com tanta seriedade e desprovidos de interesses obscuros.
´T ´T ´T

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS