quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PESQUISA IBOPE E DATAFOLHA APRESENTAM RESULTADOS IGUAiS - EMPATE TÉCNICO ENTRE DILMA E AÉCIO

NA MARGEM DE ERRO AÉCIO TEM 51% E DILMA 49%
Resultado dessa primeira pesquisa é uma vitória para Dilma.


Aécio e Dilma empatam na primeira pesquisa Ibope do 2º turno
DANIEL BRAMATTI E JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO - O ESTADO DE S. PAULO

09 Outubro 2014

Tucano aparece com 51% dos votos válidos e petista, com 49%; diferença está dentro da margem de erro, de 2 pontos porcentuais

A primeira pesquisa Ibope/Estado/TV Globo no 2.º turno da disputa presidencial mostra o tucano Aécio Neves com 51% dos votos válidos e a petista Dilma Rousseff com 49%. Ambos estão em situação de empate técnico, já que a margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O universo dos votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos. Nos votos totais, o placar é de 46% a 44%. Há ainda 4% que não sabem dizer quem escolherão e 6% dispostos a votar em branco ou nulo.

O levantamento mostra que, neste momento, Aécio herda 64% dos eleitores de Marina Silva (PSB) no 1.º turno, enquanto Dilma fica com apenas 18%.

Dilma e Aécio: candidatos estão em empate técnico.

O tucano colhe seus melhores resultados na Região Sul, onde lidera por 61% a 33% dos votos totais. No Sudeste, ele também está à frente, mas com vantagem menor: 48% a 38%. No Norte/Centro-Oeste, há empate técnico: 46% para Aécio e 43% para Dilma. No Nordeste, a candidata do PT venceria por 59% a 32% se a eleição fosse nesta quinta-feira, 9.

A intenção de voto em Aécio cresce à medida que aumenta a renda dos eleitores: 33% entre os que ganham até um salário mínimo, 36% entre os que recebem de um a dois, 51% na faixa de dois a cinco e 63% acima disso. Com Dilma, a progressão é inversa: 58%, 52%, 39% e 29%, respectivamente.

Os dois concorrentes estão empatados no eleitorado católico: 46% para a petista e 44% para o tucano. Entre os evangélicos, Aécio lidera: 49% a 39%.

Apenas 11% dos eleitores dos dois candidatos admite repensar o voto até o dia da eleição - para 85%, a decisão é definitiva. Outro sinal do alto grau de definição é o fato de o resultado da pesquisa espontânea estar muito próximo do da estimulada: 44% a 42%.

Rejeição. A atual presidente ainda tem a maior taxa de rejeição: 41% afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. Outros 33% respondem o mesmo em relação a Aécio, e 18% dizem poder votar em ambos.

Dilma é vista como favorita para vencer a eleição por 49%. Outros 40% dizem acreditar que o candidato do PSDB será o vencedor.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 7 e 8 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso significa que, em cada 100 pesquisas feitas com a mesma metodologia, 95 ficarão dentro da margem de erro estimada. O registro do levantamento na Justiça Eleitoral foi feito sob o número BR-01071/2014.

3 comentários:

José Antônio disse...


Depois do vexame dos institutos no primeiro turno, o mais prudente é desconfiar bastante dessas pesquisas.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
BONDeblog S. O. disse...

Conforme informado antecipadamente, nosso blog só aceitará comentários de quem se identifique e nos apresente um canal para resposta.

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS