terça-feira, 21 de outubro de 2014

PESQUISA DATAFOLHA - DILMA ROUSSEFF VIRA VIRA VIROU ! 52% X 48%

REJEIÇÃO DE AÉCIO NEVES VAI AS ALTURAS


CRESCE A AVALIAÇÃO POSITIVA DO GOVERNO DILMA

Dilma tem 52% dos votos válidos e Aécio tem 48%, diz Datafolha

Pela primeira vez neste segundo turno, Dilma Rousseff (PT) aparece numericamente à frente de Aécio Neves (PSDB) em intenções de voto para a Presidência da República, mostra nova pesquisa Datafolha.

O levantamento, feita nesta segunda-feira (20), apresenta Dilma com 52% ante 48% de Aécio, na conta dos votos válidos (com o descarte de nulos, brancos e indecisos).

A seis dias da eleição, é um empate técnico no limite máximo da margem de erro do levantamento, que é dois pontos para mais ou para menos.

Nas duas rodadas anteriores do Datafolha neste segundo turno, o placar também era de empate técnico, mas sempre com o tucano numericamente à frente: 51% a 49% nas duas ocasiões.

Em votos totais, o resultado da atual pesquisa é Dilma 46% (antes era 43%), Aécio 43% (era 45%). Brancos e nulos somam 5% (ante 6% do levantamento anterior). Outros 6% dizem que não sabem em quem votar, mesmo patamar de antes.

GOVERNO DILMA

Um dos fatores que ajudam e explicar o desempenho de Dilma é a melhoria da avaliação de seu governo.

Segundo a pesquisa, 42% julgam a administração petista boa ou ótima, o melhor patamar desde junho de 2013. No mês das grandes manifestações de rua, a aprovação de Dilma despencou de 57% para 30%.

A avaliação negativa (soma dos que classificam o governo como ruim ou péssimo) está agora em 20%, o menor patamar desde novembro de 2013, quando registrou 17%. Outros 37% entendem que a administração é regular.

REJEIÇÃO

Também pela primeira vez, a rejeição a Aécio é numericamente maior que a rejeição ao nome de Dilma: 40% dos eleitores dizem que não votam no tucano "de jeito nenhum" (nas pesquisas anteriores, eram 34%, no dia 9, e 38%, no dia 15). Com a petista, a taxa oscilou para baixo, ficando em 39% (eram respectivamente 43% e 42%, nos dias 9 e 15 de outubro).

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios. Todas as entrevistas foram feitas nesta segunda. O nível de confiança do levantamento é 95% (em 100 pesquisas com a mesma metodologias, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR 01140/2014.

6 comentários:

José Antônio disse...


Bem, Bond,

O resultado é ótimo e mais ou menos previsível. Mas tendo em conta os enormes erros cometidos pelos institutos de pesquisa no primeiro turno e tendo em conta que ainda fala uma semana para o segundo turno, convém não baixarmos a guarda.

É tudo o que eles precisam é que entremos no clima do "já ganhou".

Nada está ganho e o trabalho tem, agora, que ser redobrado para enfrentar os petardos que certamente virão nos últimos dias.

Já estão creditando o apagão hidráulico de S. Paulo ao governo Federal.

Conhecemos como eles trabalham. Praticam os golpes mais sujos e depois, sem sequer lavarem as mãos, apontam o dedo para o PT, acusando-o de fazer uma campanha suja. Não é mesmo, Merval?

Além do mais, dada a diferença, ainda bastante reduzida, é importantíssimo trabalhar para que esta margem cresça a fim de dar maior suporte às ações de Dilma durante o próximo governo.

P.S. Soube que ainda hoje deveria sair uma pesquisa do Vox Populi. Alguma notícia a respeito?

P.S.2. Pelo visto alguns especuladores da bolsa já sabiam do resultado destas pesquisas durante esta tarde.

José Antônio disse...


A pesquisa do Vox Populi saiu:

http://noticias.r7.com/eleicoes-2014/vox-populi-indica-dilma-a-frente-de-aecio-mas-empate-tecnico-persiste-20102014

Praticamente concorda bastante com os números do Datafolha.

Embora reforce a credibilidade desses números, ainda assim devemos ficar atentos contra possíveis erros ou manipulações.

O processo eleitoral só acaba quando termina.

Nada de descansar.

BONDeblog S. O. disse...

JOSÉ

Eu só considero eleição ganha depois de apurados os votos nas urnas. Pesquisa é momento. O momento já foi bom para Aécio, a coisa mudou e DILMA virou o jogo.

Mas sei que eles vão apelar, e feio. Já apareceu até uma mala com R$ 500 MIL em São Paulo.

O PIG também virá com tudo.

Eu continuo aqui, fazendo a minha parte, dando o melhor dos meus esforços. NÃO CONTO VITÓRIA antes dela chegar. Respeito o adversário.

Daqui a pouco tem mais notícia boa sobre o Rio de Jnaeiro.

Quanto ao VOX-POPULI não tive nenhuma informação, estou buscando.

José Antônio disse...

O jornalista Gerson Camarotti escreveu:

Tucanos preocupados com a inversão de números no Datafolha

A julgar pelo conteúdo do texto, sua manchete deveria ser trocada por:

Gerson Camarotti preocupado com a inversão de números no Datafolha

http://g1.globo.com/politica/blog/blog-do-camarotti/post/tucanos-preocupados-com-inversao-de-numeros-no-datafolha.html

De qualquer forma, sejam os tucanos oficiais, sejam os da linha auxiliar, aquela que atua na imprensa, a má notícia tão próxima da data final é para preocupar mesmo.

De nossa parte, ficamos contentes, é claro, mas não podemos descansar até a contagem do último voto.

E, novamente, precisamos, muito, ampliar a diferença entre Dilma e Aécio.

Já temos um Congresso que será muito pior que o anterior. Dilma não pode exercer um segundo mandato com as mãos amarradas pelas bancadas da bala, a dos homofóbicos, a dos religiosos, a dos torturadores filhotes da ditadura, a dos chantagistas, a dos papagaios da imprensa, a dos bicheiros e seus amigos, a dos milicianos, a dos "proprietários" de rádios, TVs, escolas, Universidades e hospitais.

BONDeblog S. O. disse...

José

BOM DIA !

Essa é a bancada, INFELIZMENTE, que vai compor o nosso LEGISLATIVO de 2015 a 2018.

Não sei se individualmente pior do que a de agora. O BOLSONARO continua, entra SERRA sai MARIO COUTO, então...seis por meia dúzia.

A questão é a fragmentação por partidos. O PSB hoje está dividido, para o bem ou para o mal.

José Antônio disse...


Enquanto isso, no RS Sartori desrespeita os professores e recomenda que estes busquem piso em loja de material de construção.

Aos poucos todas as máscaras caem.



EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS