quinta-feira, 2 de outubro de 2014

DILMA AMPLIA VANTAGEM E FICA PERTO DE VITÓRIA NO PRIMEIRO TURNO - PESQUISA IBOPE

PESQUISA IBOPE
MARINA CAI E AÉCIO ESTACIONA.


A presidente Dilma, candidata à reeleição, ampliou sua vantagem na pesquisa IBOPE sobre os seus dois mais próximos concorrentes. Com 47% de intenção de votos (VÁLIDOS), a atual presidente está, segundo o instituto de pesquisa, próxima de vencer a eleição já no primeiro turno. Faltam 3 pontos percentuais para isso, o que nesse momento, em que só Dilma cresce, tirando votos principalmente de Marina Silva parece ser possível de se concretizar.

Um comentário:

Vincent van Blogh disse...


Os gráficos do Datafolha e do Ibope mostram as tendências dos candidatos de forma bem diferente.

O gráfico acima, o do Ibope, mostra que desde os dias 13 a 15 de setembro, Dilma vem crescendo devagar, mas constantemente: saiu de 36% e alcançou, hoje, 40%. (+ 4%)

No mesmo período, Marina vem caindo, embora a uma taxa mais rápida: saiu de 30% e está, hoje em 24%. (-6%) - Entretanto a velocidade da queda foi reduzida da última pesquisa para esta - apenas 1%, dentro da margem de erro, tanto no Ibope quanto no Datafolha.

Aécio, neste período, se mostrou um candidato bastante estável: não arredou o pé dos 19%. (0% para mais ou para menos, conforme as preferências de cada um).

Prosseguindo nessa tendência, Dilma pode ganhar no primeiro turno e, caso haja segundo turno, quem estará fora dele é Aécio.

A leitura do gráfico do Datafolha, entretanto, é outra:

Dos dias 17 e 18 de setembro até hoje, Dilma cresceu 3% passando de 37% para 40%. Destaque que nas três últimas pesquisas, o Datafolha, contrariamente ao Ibope, mostra Dilma estacionada em 40%.

No mesmo período, Marina caiu 6% passando de 30% para 24%.

Já o candidato Aécio, vem mostrando uma recuperação rápida, às custas das perdas de Marina. Aécio sobe 4%, de 17% até os atuais 21%.

A soma de Aécio e Marina, no mesmo período, entretanto, caiu 2%, de 47% para 45%.

Portanto, nem todo voto perdido por Marina foi ganho por Aécio.

O que os institutos concordam e no que discordam:

CONCORDAM

Além da ordem dos três candidatos ser a mesma, os dois institutos concordam, entre si, nas intenções de voto atuais de Dilma e Marina (40% e 24%, respectivamente).

Além disso, concordam que Marina caiu bastante no início, mas freou a queda agora.

DISCORDAM

Nas tendências de Dilma e de Aécio.

Pelo Datafolha, Dilma estacionou nas três últimas pesquisas em 40%, enquanto o IBOPE mostra Dilma progressivamente passando de 38% até os 40% atuais.

Pelo Datafolha, Aécio vem crescendo sistematicamente, enquanto que, pelo IBOPE, Aécio se encontra estacionado desde as últimas 4 pesquisas.

Tudo muito bonito, embora dentro das margens de erro. Isso mostra que, mesmo dentro das margens de erro, um dos institutos está procurando mostrar coisas que o outro não mostra.

O pior é que não haverá como comprovar qual dessas trajetórias é a mais fiel. Os únicos dados que poderão ser comprovados serão os das últimas pesquisas, a serem realizadas na véspera do pleito e a serem publicadas, provavelmente no domingo; Há ainda as pesquisas de boca de urna, mas estas em geral costumam ser muito falhas.

Não falo sobre as previsões de segundo turno por que estas, por enquanto, permitem a manipulação total. Jamais poderão ser confrontadas com a realidade.

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS