terça-feira, 23 de setembro de 2014

PESQUISA VOX POPULI - DILMA DISPARA NA LIDERANÇA E MARINA E AÉCIO ESTÃO QUASE EMPATADOS

PESQUISA DO INSTITUTO QUE MENOS ERRA NAS PROJEÇÕES APONTA POSSIBILIDADE DE DILMA ROUSSEFF VENCER NO PRIMEIRO TURNO


GRANDE MÍDIA ESCONDE PESQUISA ENCOMENDADA PELA TV RECORD

A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) ampliou a vantagem sobre Marina Silva (PSB) entre o eleitorado para 18 pontos percentuais, superou a ex-senadora no 2º turno e venceria a corrida à Presidência da República se a eleição fosse hoje, segundo pesquisa Vox Populi, encomendada pela Rede Record, divulgada nesta terça-feira (23).

A presidente tem 40% das intenções de voto na disputa pelo Palácio do Planalto, enquanto a ex-senadora aparece com 22%. Aécio Neves (PSDB) registra 17% da preferência. Os votos brancos e nulos são 6% neste recorte, e os eleitores indecisos totalizam 12%.

Os candidatos Everaldo Pereira (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% cada um. Já Eduardo Jorge (PV), Mauro Iasi (PCB), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Levy Fidelix (PRTB) não marcaram pontos.

Na pesquisa anterior, Dilma tinha 36% da preferência do eleitorado, contra 27% de Marina e 15% do candidato do PSDB. Naquela ocasião, os votos brancos e nulos eram 8%, e os eleitores indecisos totalizavam 12%.

A pesquisa levou em conta 2.000 entrevistas feitas com eleitores, entre o último sábado (20) e o último domingo (21), em 147 cidades do País. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00733/2014.

Segundo turno

O Vox Populi também fez duas simulações de segundo turno, e a candidata do PT venceria tanto Aécio Neves (PSDB) como Marina Silva (PSB).

Em um cenário contra Marina, a presidente tem 46% das intenções de voto, contra 39% da ex-senadora. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, Marina não alcança Dilma neste cenário, que ainda tem 9% de votos brancos e nulos e 6% de eleitores indecisos.

2 comentários:

José Antônio disse...

Vejam como são feitas as análises políticas do Merval Pereira:

A coluna que vou citar foi do dia 20 de setembro, sábado passado, e Merval Pereira comenta, na sua coluna panfletária, as duas pesquisas divulgadas na véspera pelo Datafolha e pelo Ibope.

Quando a gente lê distraído não percebe a manipulação dos números usados pelo Merval. Pode ter sido erro de digitação? Pode. Mas suas análises mudariam se o erro não tivesse sido cometido.

vejam o trecho que, infelizmente, só agora percebi:

"Por caminhos distintos, Ibope e Datafolha chegaram aos mesmos números na corrida presidencial. Acontece que a esta altura da campanha, importa muito a tendência dos votos. No Ibope, a presidente Dilma Rousseff chegou a 36% caindo três pontos, enquanto Marina chegava a 30% caindo um."

http://oglobo.globo.com/blogs/blogdomerval/posts/2014/09/20/os-caminhos-do-voto-550332.asp

Ocorre que no Ibope, ao contrário do que afirma Merval, Dilma oscilou apenas 1 ponto, vindo de 37% para 36%. Na pesquisa divulgada hoje, Dilma, não só, já se recuperou dessa oscilação, como já está com mais um ponto, totalizando 38%.

Tudo dentro da margem de erro, mas o Merval dá a entender uma queda brutal de Dilma.

E a gente lê os artigos de todos esses torcedores, que se fazem de comentaristas, acreditando que os números por eles empregados são corretos. Desses números eles tiram as conclusões que desejam nos fazer passar como verdadeiras.

Mas não adianta distorcer os números das pesquisas. Os que valem, de verdade, são os das urnas.

Isso se não arranjarem uma Proconsult... para ganharem com gol de mão.

José Antônio disse...


E não é à toa que esta pesquisa do Vox Populi foi omitida.

Tratam-se de dados que, se verdadeiros, podem fazer alguns candidatos desistirem de continuar a peleja. Quem sabe entreguem a toalha?

E quantos otários perderam dinheiro nas manipulações da bolsa?

Conforme comentado por alguns analistas, a divulgação da pesquisa Vox Populi, após a divulgação das pesquisas do CNT/MDA e Ibope, dilui o impacto dos resultados.

Vamos aguardar o prosseguimento das próximas pesquisas.

Tomara que a "providência divina" não derrube nenhum jatinho para melar os resultados, que vão se aproximando coerentemente daquilo que já estávamos observando há 15 dias.

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS