quinta-feira, 11 de setembro de 2014

AEZÃO VIRA AEZINHO - FIASCO TUCANO NA ZONA OESTE DO RIO


AÉCIO NEVES CERCADO DE SEGURANÇAS E CABOS ELEITORAIS, ALÉM DE POUCOS ALIADOS POLÍTICOS.


O CIDADÃO / ELEITOR FOI O GRANDE AUSENTE

Queda nas pesquisas e a polarização entre Dilma Rousseff e Marina Silva fez o movimento minguar
CAIO BARBOSA / O DIA

Rio - Três meses após o apoteótico lançamento do Aezão, o candidato a presidente Aécio Neves (PSDB) voltou ao Rio de Janeiro para uma caminhada em Campo Grande, na Zona Oeste, num clima bem diferente do vivido em junho, quando 1600 lideranças políticas de 17 partidos aliados ao governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) declararam apoio a Aécio em vez de Dilma Rousseff.

Em junho, com 22% da preferência do eleitorado na pesquisa do Ibope e Aécio se empolgou com o apoio recebido no Rio e demonstrava confiança em disputar o segundo turno. A queda nas pesquisas e a polarização entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB), no entanto, fez o Aezão minguar. Na última pesquisa do Ibope, o tucano foi citado por apenas 15% dos entrevistados. No Rio, o número é ainda menor: 9%.

Em vez dos 500 vereadores, 60 prefeitos, 40 vice-prefeitos, 17 deputados federais, 36 deputados estaduais e 30 presidentes de Câmaras Municipais que se reuniram num mega evento na Barra, o que se viu foram muitos seguranças abusando da truculência contra jornalistas, transeuntes e entre eles próprios, e poucas lideranças políticas.

A falta de apoio não foi a única diferença entre os dois atos. A desorganização, diferentemente do que aconteceu em junho, foi a marca da caminhada. Aécio mal conseguiu cumprimentar os moradores, tamanho o empurra-empurra provocado pelos seguranças e cabos eleitorais contratados.

3 comentários:

H.P. disse...

A RENÚNCIA DE AÉCIO PODE ESTAR PRÓXIMA.
DONA MARINA SETUBAL MALAFAIA SILVA, NÃO FAÇA COMO O PSDB, QUE ESCONDEU E ESCONDE O FHC. TENHA CORAGEM E DECÊNCIA AO MENOS UMA VEZ. MOSTRE COMO SE FAZ COM FHC, PARA O PSDB TOMAR VERGONHA NA CARA. TRAGA O FHC(Fernando Henrique Cardoso) PARA SEU PALANQUE. A GLOBO GARANTE QUE ELE, FHC, FOI O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL. APROVEITE AS SÁBIAS PALAVRAS DA GLOBO.

NOBLAT:

"...A opinião de Fernando Henrique é compartilhada pelos partidos que apoiam Aécio. Se dependesse deles, o DEM à frente, Aécio renunciaria à candidatura para apoiar Marina desde já.

Aécio e o chamado núcleo duro da campanha dele acreditam – ou dizem acreditar – que o candidato ainda poderá disputar o segundo turno com Dilma. Daí as fortes críticas que faz à Marina.

Na manhã de ontem, por exemplo, durante sabatina promovida pelo jornal O Globo, Aécio criticou Marina dizendo que ela precisa escolher quem é – a Marina que durante 16 anos foi filiada ao PT ou a outra que passou a combater o PT e a falar em “nova política”?...".

José Antônio disse...

Da coluna do Ilimar Franco (O Globo de hoje):


Ilimar Franco 11.9.2014 9h05m

"O tucano Aécio Neves vai endurecer o discurso na reta final. Ele desistiu de ampliar. Quer tentar trazer de volta os eleitores que perdeu para Marina Silva. Sua campanha está atônita pelo fato de parcela do seu “povo” ter se bandeado para a socialista. Aécio vai bater em Marina, mas de leve. Para voltar ao jogo, seu time torce pelo sucesso da pancadaria da campanha petista em Marina."

(...)

O resgate

"O candidato à Presidência Aécio Neves, ao contrário dos tucanos José Serra em 2002 e 2010, e Geraldo Alckmin em 2006, defende sem nenhum constrangimento o governo e o legado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso."

(...)

Ele vai de Marina

"A despeito das críticas, o tucano Aécio Neves vai apoiar a candidatura de Marina Silva no segundo turno das eleições. Na sabatina de O GLOBO, ontem, ele primeiro lamentou que Marina não tenha apoiado José Serra, em 2010. Depois, deixou claro: “Todo líder político tem que ter posições, mesmo que não sejam as que ele gostaria"."

(...)

O fim da reeleição. Versão Aécio

"Aécio Neves disse ontem que, se eleito, vai enviar uma proposta pelo fim da reeleição em um projeto que trate do conjunto da reforma política. Na história recente, todas as reformas amplas fracassaram. As últimas mudanças relevantes na legislação eleitoral foram feitas no governo FH em projetos que tratavam de um único tema."

(...)

Ele não sabia

"O candidato Aécio Neves relatou ontem que seus advogados cometeram um erro ao processar o Twitter para obter o IP de uma lista de twitteiros que usam a rede para atacá-lo. Alguns jornalistas foram incluídos na listagem por engano."

José Antônio disse...


Merval também está amargurado, embora continue torcendo:

"Depois de passar os últimos dias sob bombardeio permanente não apenas da presidente Dilma, mas também do candidato do PSDB Aécio Neves, a candidata do PSB Marina Silva mostrou a consistência de sua candidatura. Ao manter estabilizada sua situação na disputa, mesmo com um viés de alta para a presidente, Marina demonstra que continua sendo a opção dos que pretendem tirar o PT do governo."

(...)


"O candidato do PSDB, Aécio Neves, por mais que se mostre preparado para o cargo e tenha projetos de longo prazo para o país que fazem sentido e, mais que isso, são necessários, perdeu a capacidade de encarnar a indignação da maioria dos eleitores, que encontraram em Marina Silva essa representante.
Aécio tem sido instado por seus aliados a arrefecer os ataques a Marina, para permitir a organização de uma aliança para o segundo turno. A declaração de ontem, depois da sabatina do Globo, de que se não ganhar a eleição o PSDB irá para a oposição, certamente não é consensual no partido e nem entre seus aliados da oposição.

Ele tem razões para estar amargurado, pois a entrada em cena de Marina colocou emoção na disputa, o que retirou do primeiro plano a análise da real capacidade de governar dos que estão na disputa. O candidato do PSDB contava com a máquina partidária para impor-se ao adversário Eduardo Campos, mas a entrada de Marina misturou as pedras no tabuleiro político, deslocando Aécio para a terceira colocação mesmo nos Estados em que o PSDB ou seus aliados estão vencendo as eleições para os governos estaduais.
"

Merval está igualzinho àquele torcedor que: vê seu time jogando mal; perdendo aos 40 minutos do segundo tempo; vê a maioria dos torcedores do seu time abandonando o estádio, mas continua esperando um milagre antes do apito final.

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS