sexta-feira, 18 de julho de 2014

DILMA LIDERA PESQUISA DATAFOLHA QUE É UM MAR DE INCOERÊNCIA - JULHO 2014

COMO ENTENDER ?
A METODOLOGIA QUE ESTE INSTITUTO UTILIZA E O FORMATO DO QUESTIONÁRIO QUE APRESENTA AOS ENTREVISTADOS, DEVEM SER UM GRANDE DESAFIO PARA QUEM MILITA NO CAMPO DA ESTATÍSTICA E DAS CIÊNCIAS POLÍTICAS.

Imagina para um LEIGO como esse blogueiro, a dificuldade que é entender certos "NÚMEROS" e percentuais que o DATAFOLHA apresenta.

Como um governo que tem 70% de REGULAR E BOM, pode ao mesmo tempo ter a presidente e candidata a reeleição com uma taxa de rejeição tão alta ?

Como é que Aécio tem 20% das intenções de voto agora para o primeiro turno, não cresceu nem um ponto em relação a eleição anterior, mas, num eventual segundo turno, DOBRA esse percentual e passa para 40 % ? E Dilma que tem 36% agora, só consegue crescer 8%. Então, depreende-se que, num eventual segundo turno, TODO MUNDO, até a maioria dos partidos de esquerda vão apoiar Aécio ?

E o Eduardo Campos, caiu de 9% para 8% na intenção de voto do primeiro turno, mas, também num eventual segundo turno contra DILMA, dá um salto e QUADRUPLICA suas INTENÇÕES de VOTO.

Mais difícil de entender, ou melhor, entender até entendo, só me revolto e constato, como PESQUISA + MANCHETES DO PIG se unem, e são direcionadas para criar um AMBIENTE de QUEDA para DILMA e de CRESCIMENTO para AÉCIO.

Num segundo turno eles estão tecnicamente empatados ??

44% DILMA X 40% AÉCIO

Aí a manchete diz que a margem de erro é de 2% (PARA + ou -), NESSE CASO, é muito mais provável que o PLACAR que se aproxima do REAL seria não o de 42% x 42%, E SIM 45% X 41% ou 43% x 39%, sempre com DILMA em vantagem.

Uma coisa, porém, já é possível dizer sem medo de ERRAR. Essa é a eleição MAIS SUJA, a de campanha MAIS FERRENHA e ODIOSA, que as forças CONSERVADORAS e seus PREPOSTOS ENCRUSTADOS NA IMPRENSA PARTIDARIZADA, já fizeram. Nem no tempo de eleger COLLOR, foram TÃO LONGE na sua capacidade de MANIPULAR e TENTAR aplicar um GOLPE por indução como agora.

ALGUÉM SABE ME INFORMAR O QUE A PESQUISA DATAFOLHA APRESENTA SOBRE O TIPO DE INTENÇÃO DE VOTO - ESPONTÂNEO ? Ou essa última pesquisa não incluiu essa opção ?

A MATÉRIA COM OS DADOS JÁ DISPONIBILIZADOS PELO DATAFOLHA VOCÊ PODE LER AQUI

62 comentários:

Anônimo disse...

Se você tivesse estudado ao invés de ficar na vagabundagem comunista poderia entender. Sou formado no instituto de matematica e ESTATISTICA da USP e é muito facil entender que o fenomeno trata-se 1) do grande desconhecimento do candidato aecio (isso trema de medo, pois isso indica potencial ) 2) a rejeição desse modelo cubano/venezuelano que o Brasil não permitirá aqui!!

BONDeblog S. O. disse...

"Prezado" anônimo

Normalmente, comentários do baixo nível do seu, eu, simplesmente deleto. Mas, excepcionalmente hoje, vou me dar ao trabalho de lhe responder, e deixar essa pérola de ignorância e falta de respeito da sua parte, publicada, para que os demais leitores possam ver, o quanto uma pessoa pode descer, quando não tem argumentos, ou apresenta argumentos pífios, pensando que eles são 'grande coisa', como feito por você agora.

Bom, então tem mais o seguinte:

Primeiro, não lhe perguntei onde você estudou ou qual a sua formação, se for verdade que você é mesmo "tudo isso que diz ser", lamento que a USP esteja formando o tipo de profissional e pessoa que você mostra, pegue seu diploma e faça bom uso dele no banheiro da sua casa.

Segundo, na vagabundagem devem ter ficado sua mãe e seu pai, que por conta disso não tiveram tempo de lhe dar educação, ou, quem sabe, coitados, até tentaram lhe educar, mas, você é tão ruinzinho, que eles não conseguiram.

H.P. disse...

A CBN-GLOBO está tão despudorada em sua torcida pelo Aécio do PSDB, que está divulgando os números só do segundo turno onde "tecnicamente" Aécio e Dilma estariam "empatados".
Só reforça o crime cometido por esses "institutos" de pesquisas.

Obs. - Esse lixo da direita "matemática", fugiu da latrina do Reinaldo Azevedo?

BONDeblog S. O. disse...

H. Pires

Fique tranquilo que aqui a "DESCARGA" ESTÁ FUNCIONANDO

José Antônio disse...


Estatisticamente falando, entre os formados no instituto de matematica (sic) e ESTATISTICA (sic) da USP, tal como em todas as áreas, tanto da USP quanto de outras faculdades, há uma porcentagem que passou na rabeira com grandes dificuldades. Alguns, precisaram, até, de cursar várias vezes a disciplina de "Estatística I" e tiveram um empurrãozinho do professor que não aguentava mais ver as mesmas caras todos os semestres.

Não estou dizendo que este é o caso do mal educado acima.

Mas dentro da margem de erro habitual que ocorre em todas as áreas de formação, há uma chance não nula de que este seja o caso.

Principalmente pela qualidade dos argumentos estatísticos que o distinto apresentou.

Se o grande problema do candidato Aécio for, como diz o mal educado acima, o grande desconhecimento que o candidato apresenta, então é de se supor que os problemas do candidato estão apenas em seu começo.

A medida em que começar a ser mais conhecido, suas chances nesta eleição possuem grande probabilidade de minguarem.

A segunda razão apresentada pelo mal educado acima, supostamente formado pelo instituto de matemática e ESTATÍSTICA da USP, não tem nada a ver nem com matemática, muito menos com estatística.

Trata-se apenas de um ataque histérico ideologizado que acredita que eleições são vencidas no grito.

Para alguém formado em estatística, apenas demonstra o seu desconhecimento, tanto no que diz respeito às eleições, tanto quanto ao que diz respeito à estatística.

O destempero do distinto acusando-o de não ter estudado pode ser entendido freudianamente como o fenômeno de transferência. Ele apenas transfere suas fraquezas para o alvo de seu ataque.

Caro Bond, você fez muito bem em deixar este mal educado em evidência na lista de comentários.

Tenho a certeza de que, a medida que outubro irá se aproximando, o nível desses comentaristas histéricos tenderá a ser cada vez mais baixo.

Na véspera das eleições poderemos comparar a qualidade dos comentários. Então poderemos constatar que o comentário acima, provavelmente, será, comparativamente, aquele de maior nível de educação relativo aos que se sucederão.

Estatisticamente falando, a opinião do mal educado acima representa apenas uma ínfima fração, mesmo entre aqueles que pretendem votar na oposição.

LRM disse...

Sr. Bond,
já reparei que quando o sr. reclama de uma pesquisa é porque ela não foi boa para o seu candidato. E não foi mesmo.

Dilma tem hoje somente os votos dos petistas fanáticos, aqueles que votam em qualquer rábula que o partido impõe. Dilma tem o maior índice de rejeições de todos, o que pode explicar seu pequeno crescimento no 2o turno que, agora, já se confirma.

Aécio cresce com os votos dos antipetistas, que são muitos. Como disse o anônimo, Aécio é pouco conhecido, e eu digo que que Dilma e conhecida até demais.

Quando começar pra valer a campanha Aécio pode ultrapassar a Dilma ainda no primeiro turno.

BONDeblog S. O. disse...

Senhora Lucia

Eu reclamo de pesquisas quando elas mostram dados que não tem coerência.

É o caso de agora.

E essa história de que o Aécio é pouco conhecido, é para BOI DORMIR.

Ele está na vida pública faz muito tempo, já foi tudo; Deputado, senador, governador, BOÊMIO. Nos bares do Rio então ele é conhecidíssimo.

José Antônio disse...


Quanto à pesquisa propriamente dita, trata-se apenas de mais uma folhice sazonal.

Nesta época do ano o Datafolha aproveita para inflar intenções de votos nos seus candidatos favoritos. A manobra tem como objetivo o de impedir que os recursos destinados a certos candidatos minguem tal como os níveis dos reservatórios da Cantareira e do Alto Tietê.

A medida que a data das eleições se aproxima, essa manobra não pode ser repetida pois o contraste entre as previsões e os resultados finais seriam suficientes para desmoralizar de vez o dito instituto.

A porcentagem de 8% entre os candidatos nanicos, parece estar claramente superestimada.

Quem é que vai verificar se o Eymael tem efetivamente 1% ou 0,5%.

No caso do Eymael, uma diferença tal como a apontada acima corresponde a um "erro" de 100%.

José Antônio disse...


Quanto aos supostos 40% do candidato Aécio no segundo turno, vemos que para atingir tal marca, o candidato deveria somar aos seus 20% obtidos no primeiro turno com os 16% de todos os demais candidatos e... ainda lhe faltariam 4% de votos para atingir a marca dos 40%.

Já, para Eduardo Campos atingir os 38% no segundo turno, ele deveria conseguir o voto de todos os demais e ainda arranjar mais 2%.

No caso, o milagre de Eduardo Campos parece mais fácil que o milagre do Aécio.

Eu tenho a impressão que o Datafolha está cheirando a algo meio podre. Só pó sê isso.

BONDeblog S. O. disse...

José

O objetivo dessa pesquisa é criar um clima para atrair o voto dos indecisos. Da turma que vota em quem acredita vai ganhar. Os números tal como o DATAFALHO apresenta, favorecem as manchetes dos jornais.

PESQUISA INDICA 2o. TURNO - É isso QUE ELES QUEREM apresentar. Já estão fazendo isso nos jornais ONLINE e farão amanhã nos jornais impressos e na TV.

Uma campanha orquestrada da verdadeira oposição, que é a MÍDIA.

José Antônio disse...


Infelizmente, Bond, nesta semana teremos outra pesquisa de outro instituto pouco confiável, o Sensus.

Haverá também a do IBOPE, que segundo seu presidente, Carlos Augusto Montenegro, em 2010, garantia que Serra seria o vencedor das eleições.

Recomendo ver esta entrevista do Carlos Augusto Montenegro a ISTOE, na véspera das eleições em 2010 e reproduzida pelo Noblat:

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/08/29/brasil-ja-tem-um-presidente-diz-montenegro-do-ibope-320046.asp

Resumindo, Bond.

Esta semana veremos mais do mesmo.

BONDeblog S. O. disse...

José

Estatisticamente a probabilidade dessa coisa que se disse formado pela USP ser o que diz ser, é ZERO.

SEMPRE QUE ALGUÉM PRECISA de para-choque de títulos a fim de valorizar a sua opinião / pensamento, tenha certeza, essa pessoa é muita casca e pouco conteúdo.

engº Carlos Alberto .carlinhos disse...

Quer dizer que pesquisa só vale quando é favorável ao teu candidato???? E antes?? Quando Dilma aparecia com 30 pontos na frente inclusive no segundo turno ...valia????? ,,,vcs da esquerda CAVIAR são cômicos !!!!! Kkkkkk

José Antônio disse...


Morro de rir é com a direita-brioche.

A falta de sensibilidade com o que ocorre com a grande maioria da população costuma lhes ser fatal.

BONDeblog S. O. disse...

Sr. Carlos Alberto

Não me lembro de ter lhe visto comentando por aqui antes, e lamento que logo na primeira vez, o senhor ao invés de fundamentar seu comentário, já tenha ido no caminho do deboche e das onomatopeias. Olhando a sua foto, vejo que o senhor não é mais um 'menino', e sim alguém com idade o bastante para ter aprendido a se expressar de forma respeitosa e educada.

Se e quando, voltar por aqui, e comentar sem deboches e sem chavões, eu lhe respondo e debato TRANQUILAMENTE sobre o assunto que estiver em questão.

Tenha um bom dia.

PS - Observando que o senhor pela forma como se apresenta na Internet valoriza título profissional antes do nome, devo lhe dizer que quem lhe respondeu foi o "vendedor de pipocas BONDeblog - bondinho"

LRM disse...

"Olhando a sua foto, vejo que o senhor não é mais um 'menino',"
******************************
Tem razão Sr. Bond, e é por isso que devemos dar créditos ao que o ENGo Carlos Alberto disse. Ele concordou comigo.
Com apenas uma ressalva: O senhor não é esquerda-caviar. É no máximo patê de salmão.

engº Carlos Alberto .carlinhos disse...

HUMMM VEJAMOS..... MEU E-MAIL É UTILIZADO PROFISSIONALMENTE TAMBÉM. QUANTO AO SENHOR...BEM COMO POSSO ME DIRIGIR A V. Sª? ILMO SR. BOND???... SERÁ QUE NÃO É O SENHOR QUE SE ESCONDE ATRAS DE UM APELIDO ?? PORQUE NÃO SE IDENTIFICA NO SITE? E VINDO DE ALGUÉM “PROFUNDAMENTE PREOCUPADO” COM AS CAMADAS SOFRIDAS DA POPULAÇÃO, FICAMOS TRISTE AO PERCEBER QUE AINDA MORA EM GENTE COMO O SENHOR PRECONCEITOS E TENTATIVAS DE DESQUALIFICAR ATIVIDADES EXERCIDAS COM HONESTIDADE POR HOMENS DE BEM...MEU PAI FOI VENDEDOR DE PIPOCAS POR MUITO TEMPO, E EU SEMPRE O RESPEITEI E ADMIREI, POIS FOI VENDENDO PIPOCAS, QUE ELE CONSEGUIU TRANSFORMAR MINHA VIDA, E EU ASSIM COMO ELE, TEMOS ORGULHO EM TER NA FRENTE O TITULO PROFISSIONAL. POR ISTO, E POR OUTRAS COISAS, O ADJETIVO “ESQUERDA CAVIAR” VESTE BEM EM GENTE COMO O SENHOR, ESTANDO LONGE DE SER UM DEBOCHE OU CHAVÃO, APENAS EXEMPLIFICA O QUE SE PREGA E O QUE SE FAZ!!
A falta de honestidade intelectual nos petistas, é um método, ou melhor, é uma essência, é uma desonestidade com a história recente do país creditar os avanços sociais e econômicos apenas a era petista.
O PT jogou no lixo o seu próprio programa quando chegou ao poder. Quem diria.? É exatamente com alianças com “progressistas” como Collor, Sarney, Maluf, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Lobão e os presidiários Dirceu, Genuino, Delubio, Marcos Valério etc... que o PT quer transformar o país?
O método utilizado para conseguir destruir os adversários, transformados em inimigos do país, é o mesmo também utilizado para a glorificação das conquistas do atual governo. A mentira é colocada de forma organizada, e vergonhosa sobre o passado, ao mesmo tempo em que se mente de forma obsessiva e também organizada sobre o futuro do país em caso de reeleição do atual governo, e é exatamente isto que o Sr. Faz em seu Blog, mente e desqualifica que discorda de seu pensamento.
Fico um tanto assustando com o que anda nas cabeças dessa turma...O comportamento de boa parte desse pessoal de “esquerda”, causa perplexidade e preocupação, o que leva as pessoas de pensamentos retilíneos e de visão mais humanista e progressistas a duvidar das faculdades mentais deles.
A Psicopatia, é uma doença mental que acomete uma pessoa. Quando manifestada de forma coletiva, ideológica, pode-se empregar o nome de ESQUERDOPATIA.
Quem é acometido por esta mal, apóia e justifica as coisas erradas de seu grupo. Pode-se dizer que também fazemos assim....Mas não é só isto!! O Esquerdopata, tenta convencer os outros que o ato criminoso tem como fim o atendimento das demandas dos “marginalizados socialmente” ou dos “miseráveis”. Da mesma forma que acontece com o psicopata, o comportamento moral do esquerdopata é suficientemente amplo para embasar qualquer atitude tendo como fim o atendimento dos seus objetivos. Para tanto, desumaniza o adversário, faz dele o sinônimo de todos os males...assim pode destrui-lo sem nenhuma culpa, a medida em que o transformou no agente de todas os malefícios e horrores. O mundo viu esse delírio totalitário exemplificado nos milhões de mortos produzidos pelas ditaduras de esquerda, pelo fato de elegerem estes, como entraves a serem eliminados para o avanço histórico imaginado por estes “revolucionários”.
Criticam quando o resultado não os beneficia, como agora!
Mas VEJA No Blog de 30/11/2013, O post era o seguinte:
PESQUISA DATAFOLHA - NEM JOAQUIM BARBOSA SALVA A OPOSIÇÃO - DILMA CRESCE E OPOSIÇÃO ENCOLHE
SOBRE A PESQUISA
A MANCHETE: DILMA CRESCE E OPOSIÇÃO ENCOLHE.
A FRASE: Lula, se fosse candidato, venceria as eleições em todas as simulações.
O FATO: Dilma tem 47% das intenções de voto, o que significa um crescimento de 5% em relação à pesquisa anterior.
A QUEDA: 1) Aécio Neves, do PSDB, que em outubro tinha 21% agora tem 19%
Viram? A manchete da Folha, que a esquerda tanto critica era esta:
"DILMA CRESCE E OPOSIÇÃO ENCOLHE"
debatemos depois...abçs, caso não censure meu comentário rsrsrs

H.P. disse...

E a pesquisas do "Instituto" Sensus, virá com as mesmas mentiras?
Afinal, cadê as pesquisas do Sensus?
Até quando a justiça fará "vistas grossas", para não mete-los na cadeia?
A DIREITA "PSQUISADORA" E OS DIREITAS QUE AS DEFENDEM SÃO ABERRAÇÕES!

José Antônio disse...

"O senhor não é esquerda-caviar. É no máximo patê de salmão"

Confesso não ter entendido se é uma crítica ou um elogio.

E caro H.P., prepare-se.

A pesquisa da Sensus virá com Aécio disparado lá na frente.

Aliás, a maneira como será possível manipular as pesquisas até outubro é divulgar o resultado de um eventual segundo turno.

A ocorrência ou não de um segundo turno não é garantida. Tudo pode ocorrer.

Mas vejam: o segundo lugar na corrida, não sai dos 20% no primeiro turno, faz meses.

Estimular os doadores de campanha a ajudar um candidato desses, exige muita criatividade.

Criatividade, esta, que não pode comprometer demais a credibilidade o instituto de pesquisas.

Assim, veremos, sucessivas pesquisas sendo divulgadas como o candidato tucano em torno dos 20%, no primeiro turno, e subindo progressivamente no segundo turno.

Não duvidaria nada em ver uma das próximas pesquisas, a seguinte manchete chamativa:

"Aécio vence no segundo turno com 20% de votos de diferença".

E em letras miúdas, bem escondidas: no primeiro turno, Dilma tem 45%; Aécio, 15%, Eduardo Campos, 9%, nanicos 6%.

Ora, o resultado das eleições no primeiro turno não iria conflitar com as previsões de um hipotético segundo turno. A face fica salva e a credibilidade do instituto não sofre arranhões muito sérios.

Ao mesmo tempo, a repercussão de uma vitória de Aécio neste hipotético segundo turno serviria para polarizar as eleições, ainda mais, e estimular a torcida anti-Dilma a despejar seus votos nele no primeiro turno.

Se não houver segundo turno, ninguém poderá dizer que houve manipulação na divulgação dos resultados.

Caso haja segundo turno, essa divulgação terá que ser progressivamente mais criteriosa para não evidenciar a discrepância total entre a profecia e o fato consumado.

engº Carlos Alberto .carlinhos disse...

INTENÇÃO DE VOTOS (%) PRESIDENTE E RESULTADO DAS URNAS 2º TURNO 2010

SENS IBP D.F. VOX TSE
DILMA 57,2 56,00 55,00 57 56,05
SERRA 42,8 44,00 45,00 43 43,95

VIRAM?? OS RESULTADOS DAS PESQUISAS, FICARAM MUITO PERTO DAS URNAS...

ENTÃO AMIGOS, PRECISAMOS DEIXAR DE SER PERSECUTÓRIOS E TRABALHARMOS (CADA UM POR SEU CANDIDATO) A MELHORAR O DESEMPENHO...E NÃO METER O PAU NOS INSTITUTOS...

João Paulo Ferreira de Assis disse...

E então engenheiro Carlos Alberto, se o Data Folha fala a verdade e nós que não acreditamos nele somos os mentirosos, então se a verdade deve sempre triunfar, por que o senhor está tão incomodado assim com a nossa discordância, acaso será que a verdade absoluta não é verdade, é mentira?

BONDeblog S. O. disse...

Senhor Carlos Alberto

O senhor pode se dirigir como quiser, tipo, senhor BOND, BONDeblog, blogueiro, Você...desde que o faça de forma respeitosa, o que no meu modo de ver não aconteceu ao me rotular de "esquerda caviar", acrescentando uma gargalhada virtual. Deboche puro e uso provocativo desnecessário.

Quanto ao termo "vendedor de pipoca", é justamente por entender que, a opinião de um pipoqueiro e de um engenheiro, tem o mesmo peso, a mesma importância. Títulos até tem o seu lugar, mas não nesse terreno de debate, troca de opinião. E quanto a ter preconceito em relação a determinadas profissões e pessoas de menor grau de instrução, não é o meu caso, nem minha conduta, nem virtual ou no real. A exemplo do seu pai, o meu também tinha uma profissão considerada "humilde", e eu também sempre tive orgulho dele. Curiosamente, sempre votei num torneiro mecânico para presidente.

No que diz respeito a questão das pesquisas, se o senhor se der ao trabalho de observar, minha opinião é, e sempre foi, de que não se deve dar a elas mais do que a importância de uma foto do momento. Eu sempre disse que muita água ainda passaria por baixo da ponte até a eleição, que não será fácil para a presidente Dilma vencer.

O que sempre questionei, e continuarei questionando, é essa falta de coerência, a falta de uma repetição de foco, e até de nomes de concorrentes, entre pesquisas, para possibilitar comparações mais precisas entre elas. Colocaram o Joaquim Barbosa sem ser candidato, colocaram o MAGNO Malta, sem ele ser candidato. Não há como sustentar certos números, e estes números insustentáveis, sempre são apresentados contra Dilma Rousseff na presente eleição.

Nunca contestei, por exemplo, o fato de que Aécio saiu de 12 e chegou a 20, e que Campos saiu de 3 e chegou agora aos 9/10. Isso é natural, está dentro da normalidade, é uma evolução consistente e com amparo dentro do panorama político eleitoral. Que eles podem crescer, também é fato.

E para terminar, faltou...a questão do anonimato. Ele já foi exaustivamente explicado aqui.

Agora eu vou lá no seu espaço, publicar essa resposta. Um abraço

José Antônio disse...


Carlinhos, é você?

Quem diria, o velho Carlinhos escrevendo esses comentários.

E é bom você ser engenheiro e não formado pelo Instituto de Matemática e Estatística de USP, como seu colega lá do alto desta página que não produziu nenhum argumento que validasse sua torcida.

Concordo bastante com você, Carlinhos.

Na véspera das eleições todas as pesquisas de todos os Institutos começam a convergir para o resultado mais próximo dos verdadeiros.

É a única maneira de manter a credibilidade nos Institutos.

O amigo, de fato, demonstra que na véspera do segundo turno em 2010, todos os institutos tinham previsões muito próximas dos resultados finais.

Aqueles institutos que por incompetência ou má fé, discrepassem demasiadamente dos fatos perderiam a sua credibilidade de maneira quase instantânea.

Mas, nos meses entre maio e agosto, todos podem inflar quem bem entenderem. o Datafolha já fez isso em 2010, inflando as intenções de voto de José Serra quando todos os demais institutos já haviam detectado que Dilma o havia superado, e por uma margem bastante significativa.

E sabemos também das profecias de Carlos Augusto Montenegro do Ibope. Que mico, hein, Carlinhos?

Mas Carlinhos, você é um engenheiro conceituado e não vai se prestar a repetir um mico desses, ou vai?

Um grande abraço do José Antônio. Fui, durante muito tempo, cobrador do ônibus que o levava à faculdade quando seu carro ficava enguiçado.

Como cobrador de ônibus, aprendi um pouquinho de estatística. Por isso pude argumentar com o mal educado lá de cima.

Acho, também que posso argumentar com você.

Faz tempo, argumento sobre lógica formal com D. Lucia Ramos Moreira, assídua frequentadora deste blog. Ela é formada pela UFRJ, mas tanto o pipoqueiro Bond, quanto eu, ex-cobrador de ônibus, conseguimos argumentar em nível bem mais elevado do que ela e, agora, seu amigo mal-educado formado pela USP.

Um abraço,

Pena revê-lo, aqui, nessas condições. Eu o imaginava mais bem preparado.

José Antônio disse...


Outra coisa Carlinhos,

Disfunções de comportamento, devem ser tratadas com bastante cuidado por profissionais habilitados para tanto.

Veja os inúmeros debates envolvendo a classificação sobre doenças mentais e que ocorre, hoje, nos EUA.

Como engenheiro, acredito que você deveria evitar entrar em uma seara que desconhece. Ao menos para evitar estigmas associados à varias pessoas, supostamente, portadoras de "doenças mentais".

Na ex-União Soviética, diversos dissidentes eram enviados para hospitais manicomiais, com o diagnóstico de serem pessoas com características não sociais.

Usar do termo "esquerdopata" como o senhor usou, demonstra, de um lado, essa falta de cuidado que um engenheiro deveria ter quando avança por áreas que desconhece.

Por outro lado, demonstra o quanto de preconceito ideológico foi adquirido por sucessivas leituras de textos produzidos por aquele tiozinho, que se julga um rei, daquela revisteca que me recuso a repetir o nome.

Eu não o classificaria de "direitopata" nem de portador de nenhuma disfunção mental. Mas você deixa bastante claro, pelo uso do termo que você, Carlinhos, empregou, que, infelizmente andou sofrendo uma forma perniciosa de lavagem cerebral.

Sugiro diversificar suas fontes de leitura.

Como ex-cobrador de ônibus, sempre pude aproveitar meu tempo lendo livros de todas as correntes ideológicas.

Acredito que para um engenheiro, como você Carlinhos, isso não deva ser tão difícil assim quanto possa lhe parecer a primeira vista.

Espero revê-lo bem de saúde e com sua cabeça mais arejada. Capaz de discutir politicamente sem se utilizar de termos e chavões inventados por aquele tiozinho, que se julga um rei, e que tem um blog no site daquela revisteca.

Aguardo seus próximos comentários, que tenho a certeza, futuramente, serão bem mais elaborados do que os que vi acima.

Do amigo, José Antônio, ex-cobrador de ônibus.



engº Carlos Alberto .carlinhos disse...

Sr. Bond

Entendo e não vejo nenhum mal colocar para averiguação junto só eleitorado nomes que estão de alguma forma representando ou até mesmo encarnando a vontade, sentimento, pensamento ou visão de parte do povo. Considerando que no cenário quando foram feitas as pesquisas ainda não se tinha em definitivo consumado os nomes dos candidatos, é razoável entender que pode sim trabalhar com qualquer nome que de alguma forma tenha potencial ou represente anseios de parcela da população,... Sabe o que me deixa perplexo e desiludido com pessoas do PT? É que na mente deles, Tudo é uma enorme conspiração para sabotar o Partido....vc mesmo reclama do nome do Joaquim Barbosa posto nas pesquisas para avaliação, mas não diz nada sobe o Lula que também foi colocado como candidato, não é mesmo ?

BONDeblog S. O. disse...

Sr Carlos Alberto

OUTRO ENGANO SEU.

Questionei sim terem colocado o nome do LULA, que sempre afirmou não ser candidato, e cobrei que no caso, teriam então que colocar o de FHC.

Ocorre que o nome de Lula, sempre apareceu na pesquisa espontânea de intenção de voto, essa mesma que na pesquisa de agora o DataFolha omite, e o de FHC nem passou de traço.

Aproveitando a oportunidade Sr. Carlos Alberto, quando é que lá no seu espaço do GOOGLE + nós veremos alguns artigos/matérias de sua lavra, para poder comentar, concordar, discordar...Eu estive lá e fiquei sem opção de lhe dar uma resposta em igualdade de condições, do espaço que o senhor está tendo aqui.

BONDeblog S. O. disse...

Senhora Lucia

Nem eu, nem o senhor Carlos Alberto, somos mais "meninos". Assim, da mesma forma a senhora, que já não é mais uma menininha levada, para ficar colocando apelido de iguarias nos outros.

É muito por já termos, os três, 'dobrado o cabo da boa esperança' que um pouco mais de educação e respeito no trato, se faz necessário.

José Antônio disse...


Bond, espero estar errado, mas acho que o Carlinhos não volta mais aqui.

Tentei dialogar com ele, relembrando-o dos tempos em que eu era cobrador de ônibus e ele sequer me respondeu.

Deve ter achado que por ter se formado em engenharia não precisava se "rebaixar" para dialogar com um ex-cobrador de ônibus.

No entanto, percebi, que embora me ignorando, o Carlinhos acabou acusando-o de não se manifestar quando o nome do ex-Presidente Lula foi incluído nas pesquisas.

Você demonstrou que ele escreve por escrever, sem sequer ter a certeza do que diz.

Ficou chato para ele. Que mico?

Se ele sequer se dignou a responder a um ex-cobrador de ônibus, e levou uma baita cacetada intelectual de um pipoqueiro, já faz mais de uma hora e meia, sem sequer encontrar argumentos para responder, receio que ele não volte mais aqui.

É uma pena, pois, já tivemos um ex-professor de história que tentou nos ensinar que toda a história ensinada no mundo estava impregnada de viés marxista; um formado em matemática e estatística na USP que fala grosso, além de ser grosso, e que não foi capaz de nos apresentar nenhum argumento estatístico-matemático, para respaldar suas posições histericamente ideologizadas; e, agora, o engenheiro Carlinhos, que, ao que parece, usou como argumento apenas o fato de ser engenheiro.

É uma pena, por que mesmo tendo sido ex-cobrador de ônibus, eu tinha muita inveja do passageiro, Carlinhos, que teve a oportunidade de se formar em engenharia.

Gostaria muito que ele viesse aqui, educadamente nos convencer de que temos uma espécie de desvio comportamental, que ele, repetindo feito papagaio, diz chamar-se "esquerdopatia".

Já tivemos um ex-Presidente da República, ex-professor da Sorbonne, que se for confrontado a um ex-torneiro mecânico, que também tornou-se presidente, não resiste a 5 minutos de um debate sobre o Brasil que os brasileiros desejam.

Ainda bem que a Dilma implantou o programa "Ciência sem Fronteiras". Talvez seja uma maneira de elevarmos o nível intelectual de tantos acadêmicos que temos visto aqui, e que parece terem aprendido em sua passagem pela academia (Ah que inveja!) que para vencer em um debate é necessário gritar mais alto, ou quem sabe, sacar primeiro da ofensa "ladrão".

BONDeblog S. O. disse...

José e demais amigos e comentaristas do blog.

Estou relembrando que amanhã começam minhas férias. Vou continuar atualizando o blog, mas, sem a mesma condição de várias matérias por dia.

Algumas matérias como resultado de Loterias, previsão do tempo e até resultado de futebol, serão postadas por não serem de opinião. É que o Blog não pode deixar de ser atualizado. Nos outros blogs nada sera postado. Respostas aos comentários vão ficar mais difíceis. ATENÇÃO: Deixei um observador de plantão, ele tem orientação de deletar qualquer comentário ofensivo ou que fora as normas do blog.

No finalzinho do mês eu volto, e espero, com ânimo renovado e novas ideias. Espero poder ainda comentar uma próxima pesquisa.

Um abraço

José Antônio disse...


Boas férias, Bond.

Descanse bastante e volte com toda a energia, pois já constatamos, pelos últimos comentários, que o exército tucano está vindo em peso para cá.

José Antônio disse...


Puxa, Bond... pela primeira vez meu comentário concordou com quase tudo que D. Lucia escreveu.

Renovo os votos de um bom descanso.

José Antônio disse...


O comentário de D. Lucia sumiu.

Deve ter sido por que foi muito parecido com o meu.... rsrsrs

LRM disse...

comentários meus sumiram. Um bem longo.

José Antônio disse...


Eu vi seu comentário, D. Lucia, e posso atestar que ele sumiu. Ao menos um pequeno comentário no qual a senhora também desejava boas férias ao Bond. Já o grande não cheguei a ver.

Isso mostra o quanto o blog do Bond é imparcial.

Faz alguns meses eu estava me queixando da mesma coisa em relação a diversos dos meus comentários que eu via desaparecerem diante dos meus olhos.

De uns tempos para cá, parece que a praga acabou. Ao menos para mim.

Como eu tenho a certeza de que o Bond não censuraria os comentários, a não ser que alguma coisa ferisse as regras da boa convivência, minhas suspeitas recaem sobre o Google.

LRM disse...

Agora não tenho mais paciência para escrever aquele comentário de novo. Sorte sua Sr. José Antônio. Nele a sua foto saía muito ruim......

José Antônio disse...


Ufa.... então escapei de boa...

LRM disse...

Nem tanto Sr. José Antônio. Vou dar uma respirada e, quem sabe, volto com força total para escrever tudo de novo.

BONDeblog S. O. disse...

Atenção !

Não deletamos nenhum comentário.

P/007BONDeblog

engº Carlos Alberto .carlinhos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
José Antônio disse...


A piada pronta do Datafolha:

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/07/datafolha-e-piada-pronta-diz-que-57-de.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+blogspot/Eemp+%28Os+Amigos+do+Presidente+Lula%29

engº Carlos Alberto .carlinhos disse...

Quando se põem o dedo na ferida do PT, que são as alianças imorais feitas com gente da extrema direita que apoiou abertamente a ditadura que resultou em torturas e mortes, o comentário é removido ...quando digo que um partido quando parte para alianças com esse tipo de gente, esse partido não tem mais condições morais de gerir um país como o nosso! Aécio pode não ser a salvação,mas pelo menoscabo vai governar com a faca no pescoço !!!!!

engº Carlos Alberto .carlinhos disse...

Sr Antônio

O senhor conhece abaixada do fluminense ? Moro aqui.,,, e aqui não é Dilma!!!

LRM disse...

Pois é SR. Carlos Alberto,
Aqui neste blog até os nomes de jornalistas contrários ao PT já foi censurado. RA, GF, AN, RC e MP te lembram alguém?

Aqui vale a versão oficial do partido. Colocar textos ou links desses jornalistas não pode, mas fazer o mesmo com jornalistas de esquerda, tipo Mauro Santayanna, Mino Carta e outros, pode.

Cuidado com o Sr. José Antônio! Ele se diz "educado" mas já me chamou de prostituta diversas vezes, e não foi censurado. Ele prega a volta do além de gente como Sadan Hussein e Khadafi, segundo ele "necessários para dar ordem e disciplina ao mundo árabe".

Ele também é um grande simpatizante dos irmãos Castro, de Cháves, Evo Morales e Cristina Kirschner.

Também admira Chê Guevara, Marighela e Lamarca.

Costuma se alimentar de arroz, feijão, sardinha e ovo frito.

É puxa-saco do blogueiro e não sabe fazer pipoca.

BONDeblog S. O. disse...

Bom dia.

Um dos comentários foi deletado.

Critério nosso. Assim será (critério nosso) até o retorno do blogueiro.

José Antônio disse...


D. Lucia,

Quanta criatividade a sua?

Então é assim que a senhora me vê?

Desculpe-me, vou ter que rir.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

José Antônio disse...


Prezado Carlinhos,

Queimados fica na Baixada Fluminense?

engº Carlos Alberto .carlinhos disse...

Não entendi??? Queimados??????

engº Carlos Alberto .carlinhos disse...

Sr LRM

A censura no blog acontece quando questionamos as alianças do PT com políticos que fizeram parte da ditadura que torturou e matou quem lutava pelo povo... Vendem a alma para continuar no poder!!! Acho que vão censurar este comentário.... rsrsrs

José Antônio disse...

Prezado Carlinhos,

É que eu li a seguinte notícia no post que hoje encabeça o blog:

" Rio - De olho nos votos da Baixada Fluminense, terceiro maior colégio eleitoral do estado, o presidenciável tucano Aécio Neves deu nesta sexta-feira a largada de sua campanha no Rio, em caminhada por Queimados. Foi o primeiro evento de rua do ‘Aezão’, movimento liderado pelo PMDB que prega o voto no tucano e no governador Luiz Fernando Pezão.

Mas a festa de largada da campanha tucana não empolgou a população local. Sem Pezão, mas acompanhado do vice dele, Francisco Dornelles (PP), Aécio discursou para cerca de 300 pessoas, que não encheram o estacionamento do restaurante onde foi montado o palco.

A maior parte do público era de cabos eleitorais que, segundo apurou O DIA, receberam R$ 30 por quatro horas de trabalho.
"

Eu só queria saber se baixada fluminense à qual o senhor se refere é a mesma da notícia acima.

Grato.

engº Carlos Alberto .carlinhos disse...

Parabéns Sr. Antônio !!!

Ocomentario não foi censurado...isto é bom bom para a democracia e bom para o debate. É uma pena, um partido como o PT , que teve em suas origens uma bandeira de luta, cujos integrantes faziam parte do mesmo grupo de boa parte do pessoal do PSDB ( FHC Covas Aluisio Tancredo Teoronio Lula Plinio Ulisses etc... Hoje tem que recorrer à alianças justamente com essa gente contra quem nos todos lutamos!!!

José Antônio disse...


Obrigado pelos "Parabéns", mas não sei o motivo.

Comentários, aqui, ao que eu saiba, não costumam ser censurados.

O blogueiro, Bond, entretanto, se reserva o direito de excluir comentários que, no entender dele, sejam ofensivos, caluniosos ou cópias de textos de outros blogueiros nos quais o Bond esteja proibido de postar seus próprios comentários ou que sejam censurados.

Há um outro mistério ocorrendo, de comentários que chegam a aparecer na janela e logo em seguida desaparecem. Já aconteceu comigo, fazem uns 2 meses, mais ou menos. Desde então nunca mais aconteceu comigo. Acabou de acontecer ontem, entretanto, com 2 comentários da comentarista que assina lrm (Lucia Ramos Moreira).

Segundo o Bond, não existe nada que propositalmente apague comentários sem o consentimento do blogueiro.

Como já aconteceu, tanto comigo quanto com D. Lucia Ramos Moreira, minhas suspeitas recaem sobre a plataforma sobre a qual o blog é construído, que é de responsabilidade do Google.

Também não acredito que o Google exerça algum tipo de censura. No momento estou inclinado a acreditar em um bug do sistema.

Não sei se foi por isso que ganhei os "parabéns", mas ratifico que não tenho nada a ver com isso.

Vejo que o amigo preza o debate. Assim, o senhor se manifesta acima.

Eu também.

Por isso procuro partir de pontos que sejam comuns para posteriormente discorrer, debater, discordar, ou seja lá o que for, sobre os pontos divergentes.

Seu último comentário possui vários pontos com os quais compartilho a mesma opinião.

Entretanto, o amigo chegou aqui chutando as canelas de todo o mundo, empregando um termo altamente pejorativo, "esquerdopata", e que ao invés de incitar ao debate provoca uma rejeição, na mesma intensidade.

Se o amigo quiser debater, a partir das suas ideias refletidas em seu último comentário, estarei pronto para fazê-lo, desde que sem ofensas, calúnias e quetais.

Comentários com generalizações, uso de termos tais como "esquerdopata", "petralhas", "apedeutas" e outros do gênero, inventados pelo tiozinho que se julga rei, se usados como forma de desqualificação, não serão respondidos de forma séria.

Sua presença será bem vinda e suas opiniões serão discutidas (com concordâncias ou discordâncias, totais ou parciais) desde que não comece a distribuir caneladas a torto e a direito.

Grato.

José Antônio

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Contribuindo para o debate sobre o sumiço de comentários, não creio que seja censura. Mas vou revelar o que aconteceu hoje de manhã. Eu abri o 007 Bond blog. e li as matérias e depois eu passei para o link do Vi o Mundo. Estava lendo um artigo do senhor Luciano Martins da Costa, quando a tela se fez branca, e voltou daí a alguns minutos. Nem bem recomeçara a leitura a tela novamente se fez branca, e desta vez não voltou. A solução foi sair do blog, executar o antivírus e reiniciar. Fui direto no Vi O Mundo e li sem problemas.

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Sr Engenheiro o senhor declarou em resposta ao senhor José Antônio que mora na Baixada Fluminense e que aí não é Dilma.
Mas vejo na ilustração que acompanha o seu nome uma bandeira do Brasil ao lado de uma de São Paulo. Não devcria ser uma do Estado do Rio de Janeiro?

engº Carlos Alberto .carlinhos disse...

Que bom... Mas tenho a impressão que o sr também está bastante incomodado com as alianças feitas pelo PT. Acredito que o pais face as alianças que o PT fez, deve correr sérios riscos de entrar em colapso caso Dilma vença as eleições... O pais não agüenta mais quatro anos de governo PT junto com esse pessoal da ditadura com o qual o PT está coligado. Esta situação de risco de colapso no Bradil , pode ser facilmente percebida nas ovulações da Bolsa de Valores, que quando Dilma sobe a bolsa cai,.... Quando Dilma cai a bolsa sobe...e não pense que isto é causado por manobras de altos investidores ...eu mesmo comprei com recursos do fundo de garantia, ações da PETROBRAS, e assim como inúmeros pequenos investidores que cuidam de seu suado dinheiro, também faço o mesmo.... Qd percebo o risco de munições mandato de Dilma e por consequência a continuidade dos desmandos corrupção ineficiência empreguismo nas Estatais, tento logo me desfazer das ações ....

José Antônio disse...

Caro Carlinhos,

Várias das alianças feitas pelo PT me incomodam.

Do mesmo jeito me incomodaram muito, várias das alianças feitas pelos tucanos, já no início do primeiro mandato de FHC.

O incômodo nessas "amizades coloridas" de uns e de outros, entretanto, não pode me deixar de olhar o principal.

Há duas questões que devem ser analisadas:

1. Infelizmente, no Brasil, dados os dispositivos aprovados pela Constituição de 1988 e dada a cultura política que rege o país desde tempos imemoriais, torna-se impossível a qualquer partido político exercer o domínio do executivo sem uma política de alianças.

Essa política de alianças só pode ser executada com outros partidos, igualmente eleitos e, portanto, representativos de parcelas da população.

Não gostei de ver FHC (D. Ruth também não) aliado a ACM, a Paulo Maluf, a Renan Calheiros, etc.

Assim, como não gosto de ver o PT aliado a Paulo Maluf, (felizmente, já não é mais), Renan Calheiros e outros.

Entendo que se não houver uma reforma política profunda (coisa que todos pedem da boca para fora, mas ninguém quer), este é o jeito que a banda toca.

O PT, tal como qualquer outro partido que assuma o comando do executivo, terá que dançar conforme a dança.

Isso dá margem a diversas disfunções. Sendo, uma das mais criticáveis, o fenômeno do "é dando que se recebe".

O amigo não gosta disso. Eu também não. Mas não venha criticar o PT por isso, já que o processo de escalação dos músicos da banda, precede de muito a fundação do PT.

2. É possível, sem uma grande comoção política, que pode redundar em banho de sangue, indesejável para todos, procurar ir mudando gradativamente a situação do país, mesmo convivendo com tais vícios?

Durante muito tempo acreditei que não.

O segundo governo Lula me fez concluir que sim.

Infelizmente, os governos petistas, bem como os anteriores, não conseguiram modificar esse quadro no qual nadam de braçada os tubarões de nossa política, desde 1500.

Entretanto, para grande surpresa minha e para minha admiração, estruturas carcomidas que mantinham a maior parte da população à margem do compartilhamento das riquezas produzidas por toda a nação, puderam ser progressivamente deixadas de lado.

É inegável que, hoje, uma grande parcela de brasileiros, antigamente esquecidos, fazem parte do processo econômico e se beneficiam dos seus resultados.

Isso, não apenas foi positivo para essa parcela de brasileiros, recentemente integrados à nação, como foi também positivo para toda a economia do Brasil.

Inútil desdenhar de programas como o bolsa-família, denominando-o de bolsa-esmola, argumentando falsamente que as pessoas deixariam de trabalhar se ganhassem cerca de R$ 80,00 por mês a mais e que essas eram medidas eleitorais.

Esses R$ 80,00, se multiplicam milhares de vezes, pela possibilidade dessa parcela fragilizada da população poder ter uma alimentação de melhor qualidade, poder mandar seus filhos para a escola livres de doenças que os impediam de estudar com a mesma facilidade que seus colegas de classes mais favorecidas.

Evidentemente, o bolsa-família não foi a única iniciativa que produziu esses resultados. A constante valorização do salário mínimo pago o trabalhador, reduziu o enorme fosso que separava o Brasil de outros países de semelhante grau de desenvolvimento. Mais ainda, permitiu complementar os efeitos multiplicadores do bolsa-família, fazendo com que hoje, o emprego informal e precário fosse substituído por empregos de melhor qualidade e com carteira-assinada.

(continua...)

José Antônio disse...

(Continuação...)

Hoje, vemos uma crise que se abate sobre as maiores economias do planeta. Eram aquelas economias que costumavam nos dar lições de moral e que nos acusavam de não termos feito o dever de casa. Claro, o dever de casa que ele propunham é o mesmo que eles, agora se recusam a fazer.

Ainda assim, nossa economia, mesmo em um grande processo recessivo internacional, consegue se manter com razoável equilíbrio, com todos os indicadores atuais bem superiores aos indicadores econômicas ao período anterior a 2003.

O Brasil de hoje não é mais o país que existia em 2002 e nem é mais o país no qual vivi a maior parte da minha juventude, mergulhado em uma ditadura assassina e lambe-botas de interesses de potências estrangeiras.

Há muita coisa ainda que necessita ser feita. Há dezenas, senão centenas, de anos que precisam ser compensados.

Mas, já poder enxergar uma pequena luz no final do túnel, é algo para mim, inédito.

O PT pode ser criticado por muitas coisas. E, como visto acima, eu também critico. Só não posso criticar o PT pelos seus acertos.

Principalmente sabendo que os que hoje o criticam o fazem de forma oportunista, pois estiveram durante muito tempo com a faca e o queijo na mão e não foram capazes de pensar o país em sua integralidade, muito menos de pensar um futuro para o Brasil.

Sinto muito pelas suas perdas com as ações da Petrobras. Todo o mundo sabe que investir em ações é um negócio que contem riscos. Imagine se o amigo tivesse investido todas as suas economias em uma ENRON, ou no Banco Lehman?

A Petrobras, entretanto, é uma empresa sólida. Infelizmente, para alguns investidores que necessitam de recursos a curto prazo, os grandes lucro da Petrobras só virão dentro de um prazo maior.

Se o amigo não puder esperar esse momento, entendo que queira vender, com prejuízo, sua atual participação acionário. Sei que muita gente estará contente com a sua decisão, pois poderá adquirir agora um bilhete premiado, para cujo prêmio poderá esperar.

Faz parte do capitalismo. Não tem nada a ver com o governo do PT. E, ainda que tivesse, ou que tivesse sido uma grande barbeiragem desse governos, o que não é o caso, ainda assim, as barbeiragens devem ser balanceadas com os acertos.

E, neste ponto a balança pende muito favoravelmente aos governos pós 2003.

Acreditar que Aécio Neves e o PSDB representem a renovação de métodos no Brasil é como acreditar em contos de fadas.

Em 1994, quando do primeiro confronto direto entre o PT e o PSDB, quando Lula e FHC se confrontaram, eu cheguei a pensar: o Brasil é um país afortunado; qualquer um que venha a ganhar essas eleições será um grande presidente para o Brasil.

Infelizmente, o governo FHC começou a decepcionar desde o dia que tomou posse e não parou de decepcionar até o final, 8 anos depois.

Inclusive com um golpe constitucional que permitiu uma mudança nas regras do jogo em pleno andamento da partida. E ainda com a necessidade da compra de votos dos parlamentares que inicialmente se opunham a este golpe.

O resultado é que, hoje, o PT adoraria que Aécio Neves levasse FHC aos seus palanques. Mesmo que, por algum motivo, fosse impedido de levar Lula aos palanques da Dilma.

Considero, sim, que o PT merece críticas. Mas críticas de quem se comportou de maneira pior que o PT, não passam de mero exercício de hipocrisia.

Agradeço pela oportunidade de expor meus pontos de vista, distante dos ataques e ofensas comumente praticados aqui pela comentarista Lucia que tudo deturpa, distorce e falseia.

Carlos disse...

Amigo Antonio

Eu assim como vários outros, acredito que PT e PSDB são filhos de uma mesma mãe separados maternidade....Acredito ainda njma reforma política e num momento onde em nome de nosso país as grandes cabeças e pessoas de índole dos dois partidos e tbm até de alguns outros possam dar surgimento a um nivo grupo que trabalhe efetivamente e de forma mais organizada pela população do Brasil .

José Antônio disse...


Carlinhos,

Eu acho que houve, sim, uma época em que tudo indicava uma grande proximidade entre o PSDB e o PT.

No meio do caminho, entretanto, houve duas grandes derrapadas dos tucanos. Inicialmente, com a eleição de FHC, sua aliança com ACM e o PFL e a compra de votos de deputados para a reforma (golpe) da constituição que permitiu a sua reeleição.

A outra grande derrapada que afastou de vez os dois partidos foi a escolha de Serra como candidato por duas vezes.

A partir desse momento, o PSDB se tornou um apêndice de uma imprensa conservadora, com DNA golpista, e que resolveu que se o PSDB não fazia oposição, quem iria fazer era ela.

Serra, no PSDB, parece ter se acomodado a esta situação. Deixou de ter voz ativa e passou a repetir todos os chavões, distorções, acusações, assassinatos de credibilidade, repetidos ad nauseam por esta imprensa, que Serra achava ser aliada.

Na realidade, a imprensa jamais foi aliada de Serra, mas o usava, bem como ao PSDB, como massa de manobra para fazer oposição rasteira ao PT.

Esperava-se de Aécio que não cometesse os mesmos enganos de Serra. Entretanto, o amigo há de convir comigo, Aécio é completamente despreparado para assumir o posto de Presidente do Brasil.

Em resumo, enquanto o PT, inicialmente na oposição e posteriormente no governo, sempre trabalhou arduamente para manter contato com uma base social, os tucanos se retiraram para sua torre de marfim, esperando que com os sucessivos ataques da imprensa ao PT e ao seu governo, o poder lhes caísse nas mãos outra vez, por simples ação da gravidade.

Hoje o PSDB é composto por 4 dinossauros, em vias de extinção, cada um com seu próprio projeto político, incapazes de apresentar um programa de governo unificado e que dê esperanças à maioria da população.

O PSDB continua a reboque da imprensa que continua a ser a "oposição pela oposição" e corre o grande risco de definhar após outubro.

Desde 2006, as lideranças tucanas permaneceram as mesmas. Duas em idade já avançada em vias de se aposentarem politicamente. Uma a meio caminho, e a terceira, mais jovem, prefere curtir sua juventude nas baladas cariocas a ser qualquer espécie de liderança.

Minha profecia é a de que a partir de outubro o PSDB se torne um partido nanico como o DEM e, talvez, ambos caminhando para ficarem do tamanho de um PCdoB.

Não acredito em reforma política e não vejo ninguém no Brasil, com exceção de Lula, capaz de unir, em um único projeto, tantas cabeças que pensam de modo tão diferente umas das outras.

Reconheço que este estado de coisas não é bom para um sistema democrático. Mas a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. A culpa disso cabe exclusivamente a um dos maiores partidos políticos do Brasil que, uma vez na oposição, se perdeu em brigas mesquinhas com o governo, ficou a reboque da imprensa e se esqueceu de apresentar propostas alternativas que pudessem empolgar a sociedade e com isso dar uma sobrevida a esse partido como alternativa ao atual governo.

E aí, o amigo vai me permitir reproduzir uma de suas frases, retiradas de um comentário (19 de julho de 2014 7:57)acima:

"quando digo que um partido quando parte para alianças com esse tipo de gente, esse partido não tem mais condições morais de gerir um país como o nosso!"

Minha conclusão é que isso, cabendo como uma luva no PSDB, não deveria ser a principal motivação para a escolha a ser feita em outubro.

Este é um critério que dá empate. Temos que desempatar com outro critério.

engº Carlos Alberto .carlinhos disse...

Antônio ....Antônio

Vc não da mesmo o braço a torcer não é mesmo ? Porque tanto ódio assim do PSDB? E porque dizer que a imprensa é contra o PT? Pelo que vejo o único veículo que faz oposição e critica duramente o G inverno é a revista Veja.... Os demais por imposição econômica ( leia-se anúncios de empresas estatais e propaganda de ações do governo ) são obedientes e e seguem a cartilha do Governo....
Quanto ao preparo para Governar, provou-se pelos indicadores econômicos (o
Brasil deve ter este ano crescimento pior que quando Collor - hoje aliado de vcs - era presidente) que Dilma foi um desastre como gestora e governante. O projeto político do PSDB ( veja que maravilha está o estado de São Paulo onde Geraldo lidera folgadamente a disputa aí contrário de Dilma) é muito mais ambicioso e deve por o Brasil novamente na linha de crescimento

engº Carlos Alberto .carlinhos disse...

Quanto ao teu comentário sobre as opções que o PSDB tem em teus quadros tenho que discordar de você... Nas tenho que lembra-lo que o PT sim não tem nomes em teus quadros ... Alguns nomes que o PT tinha estão hoje na cadeia!!!

José Antônio disse...


Caro Carlinhos,

Fiquei surpreso ao ver escrita a palavra "ódio" atribuída à minha opinião sobre o PSDB.

Acreditava ter feito uma análise desapaixonada...rsrs Sei lá... às vezes a gente se engana... mas vamos lá, já que o amigo, agora, abandonou aquelas palavras, tipo "esquerdopatia" que, na minha modesta opinião, demonstravam ódio a uma corrente de pensamento, e agora se mostra bastante acessível ao debate.

O comportamento da imprensa em relação ao PT é escandalosamente parcial. E não é apenas o da revista Veja.

As sucessivas menções a "mensaleiros" ou a "petistas" usadas de forma pejorativa por todos os órgãos de imprensa, em particular os jornais televisivos da rede globo; as supostas "análises políticas" mais parecidas ao comportamento de "torcidas organizadas" em "debates" sobre futebol; a falta de empenho em demonstrar a mesma indignação com o descaso da justiça com o "mensalão tucano" que caminha célere para a prescrição dos crimes; a ausência de pressão (indevida, ao meu ver, mas usada de foram intensiva contra o PT) sobre o judiciário para que a AP-470 fosse julgada às pressas e, ainda por cima, dentro de um calendário eleitoral; as sucessivas profecias de caos econômico, inflação, desemprego, caos na Copa; apagão elétrico e nunca realizadas; as manchetes dúbias, tipo "O Luz para todos fracassa por que a eletricidade ainda não chegou a 5% dos lares", etc. Tudo isso pode ser observado ao longo de toda a gestão petista, desde 2003, e demonstram claramente a tese de que a imprensa jogou o tempo todo contra o PT.

Você não pode comparar alguns indicadores econômicos mais baixos de um ano (o mais recente) com os índices mais do que positivos na grande maioria dos 12 anos de governo do PT, comparados com os anos FHC. Não se esqueça que há uma baita crise lá fora, desde 2008, e que em muitos aspectos é considerada tão grave quanto a de 1929 e que de alguma forma também nos afeta.

Apesar disso, o amigo esquece entre os indicadores, a taxa de desemprego, menina dos olhos do atual governo, e que, nos anos FHC provocou, pela primeira vez que o Brasil se transformasse de nação acolhedora de imigrantes em uma nação de emigrantes que se espalharam por Portugal, Espanha, EUA, Japão, Canadá, Austrália e tantos outros países em busca de oportunidades não existentes no Brasil.

Não se esqueça que a grande "justificativa" para os resultados pífios de FHC durante seus 8 anos foram "a existência de crises internacionais" que abalaram seu governo. Que crises internacionais foram essas no período 1995-2002?

(continua...)

José Antônio disse...


(Continuação...)

Não se esqueça das inúmeras visitas de Ana Maria Jul, com sua pastinha e seu olhar de professora rigorosa, vindo verificar in loco se FHC estava limpando as orelhas regularmente, conforme orientação do FMI.

Não se esqueça da tremenda dívida externa que, muitos a chamavam de "dívida eterna", que nos paralisava e que foi integralmente paga nos governos Lula.

Não se esqueça do patrimônio público vendido por FHC, a preços de banana, por orientação do mesmo FMI.

Não se esqueça da quase implosão do ensino universitário federal pela evasão de professores doutores, paralisando inúmeros projetos de pesquisa, e pela falta de recursos para o pagamento de luz, água e telefone nas Universidades Federais.

Não se esqueça da criação das novas universidades federais espalhadas pelos 4 cantos do país bem como do programa "Ciência sem Fronteiras" para, quem sabe, dentro de algumas gerações, diminuir aquele placar vergonhoso, que D.Lucia babava mostrando a goleada de prêmios Nobel recebidos pela Alemanha em relação aos ZERO, recebidos pelo Brasil. D. Lucia teve a coragem de dizer que esta goleada era de responsabilidade do PT.

Não se esqueça do renascimento da indústria naval brasileira que já foi uma das maiores do mundo e, somente agora esta voltando a ter a pujança que já teve em outras eras.

Não se esqueça que o governo Aécio em Minas foi marcado por intensa pressão aos meios de comunicação, exigindo a cabeça de todo e qualquer jornalista que ousasse expor o que se passava nas entranhas governamentais.

Não se esqueça que no lugar do "apagão elétrico" anunciado aos quatro ventos pela imprensa, nós presenciamos o "apagão no fornecimento de água" no estado de S. Paulo.

Pode ser que Alckmin seja reeleito, já no primeiro turno, conforme indicam as pesquisas, mas a campanha ainda não começou e, acho que isso poderá não acontecer assim tão facilmente.

E, por favor, qual a qualificação, já demonstrada pelos governos FHC, para nos dar a confiança de que se o PSDB retornar irá recolocar o Brasil outra vez na linha de crescimento?

Recomendaria ao amigo a leitura de reportagem recente sobre as cotas universitárias e que foi publicada pela IstoÉ, desta semana:

http://www.istoe.com.br/reportagens/288556_POR+QUE+AS+COTAS+RACIAIS+DERAM+CERTO+NO+BRASIL?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Sobre a existência de alguns dos quadros do PT na cadeia, tenho a impressão que parte da resposta já está dada acima.

O amigo seria capaz de dizer que uma pessoa com a integridade de José Genoíno merece estar na cadeia, por corrupção, mais do que toda a gangue do mensalão tucano e do trensalão paulista, poupada pelo judiciário e pela imprensa?

Apesar disso, os quadros do PT se renovaram e continuam se renovando.

Quando FHC e Serra se retirarem, restarão apenas Alckmin e talvez Aécio, se este não abandonar a política de uma vez por todas para se dedicar a outras atividades.

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS