sexta-feira, 11 de julho de 2014

AÉCIO NEVES E MERVAL PEREIRA - DOIS PONTOS FORA DA CURVA NA POLÍTICA E NO JORNALISMO


Numa visão geral do que se lê por aí, só Aécio Neves e Merval Pereira é que andam tentando de forma intensa, usar a derrota da seleção brasileira para fazer uma associação do fato com a presidente Dilma e a próxima eleição, e com isso propalar e vislumbrar uma maior probabilidade de derrota na campanha pela reeleição da presidente.


No terceiro dia após a goleada que a Alemanha aplicou e tirou nossa seleção da final da Copa, já ficou bastante evidente que, o resultado dentro de campo não terá influência fora dele, no que diz respeito a tirar votos de Dilma Rousseff. É o típico caso em que, uma vitória da seleção ajudaria na imagem, mas, uma derrota não prejudica, tem peso praticamente neutro para a presidente. A eleição vai depender do que foi a COPA fora do campo, e de como o "legado" será administrado daqui até outubro.

Aécio Neves, visto não ter nada de bom para apresentar ao eleitor, está e continuará focado em apenas destacar aspectos negativos do atual governo, e em explorar factóides. No mais, o candidato tucano até aqui, apenas se mostrou incoerente e inconsistente nas suas posições. Fui injusto, quando publiquei matéria, afirmando que Aécio Neves tem duas caras, o correto seria dizer que são três ou quatro.

Quanto ao Merval Pereira, é sabido que se comporta como o mais TUCANO DOS TUCANOS da imprensa brasileira, e daí que sua atuação como "TORCEDOR", superando o posicionamento equilibrado e isento que se espera de quem assina coluna sobre política, não surpreende.

São dois pontos mais fora da curva no momento brasileiro, um na política e o outro no jornalismo. O tempo se encarregará de colocar os dois para fora da estrada.

11 comentários:

Anônimo disse...

Dilma bem falou sobre a derrota: Não é uma guerra, é um jogo. Com essas investidas tanto da mídia quanto da oposição, principalmente Aécio, fiquei bem imaginando. Imagina Aécio presidente entrando escondidinho no Mineirão e saindo antes do término do jogo, já com a seleção afundada. Não seria ele o próprio comandante daquele navio italiano, Concordia, que afundou e o cara fugiu?

H.P. disse...

Perguntas e solicitações ao Sr. Aécio Neves do PSDB que será evidentemente ajudado, pela Globo, em suas respostas, pois é o candidato da prfeferência deles.

Pergunta:
Sr. Aécio Neves, o Sr. é ou não é viciado em drogas?
Tendo em vista a acusação que o cidadão Danilo Gentille, do SBT do Silvio Santos(video está disponível na internet), fez ao Sr. como sendo usuário de DROGAS, milhares e milhares de pessoas ficaram com essa dúvida.
Sr. Aécio Neves, o Sr. é ALCOÓLATRA?
Tem outro vídeo na INTERNET nesse sentido, mostrando o Sr. um tanto quanto, digamos, cambaleante.
Solicitação:
Sr. Aécio Neves do PSDB, não está na hora de o Sr. tomar providências, E MOSTRA-LAS para todas as pessoas? Quer com exames médicos, desmentindo essas afirmações, quer com processos contra essas pessoas que o acusam?
Sr. Aécio, o Sr. é amigo do Merval o Imortal da Globo, que poderá lhe ajudar em suas falas e colunas diárias, para dissipar essas dúvidas. O Sr. não acha isso?
Outra solicitação:
Sr. Aécio Neves, NÃO ESCONDA O FHC(Fernando Henrique Cardoso), como fizeram outros do seu partido o PSDB. LEVE-O EM TODOS OS SEUS PALANQUES. NÃO TENHA VERGONHA DELE! ELE NÃO MERECE ISSO, OU SEJA, VERGONHA.
Agradecemos.



José Antônio disse...


Vergonha para um suposto analista político e "imortal".

A primeira regra para que um jornalista seja um bom analista político é a de não manter relações de amizades muito próximas com... os políticos.

LRM disse...

A primeira regra para que um jornalista seja um bom analista político é a de não manter relações de amizades muito próximas com... os políticos.
**********************
Exceto se os jornalistas forem o Ricardo Kotscho e o Mino Carta, certo Sr. José Antônio!

José Antônio disse...

O Ricardo Kotscho mantém, sim, relações de amizade. Com o Lula, apenas. Seus artigos, entretanto, jamais procuram disfarçar isso.

Além do mais o Ricardo Kotscho, ao contrário do Merval, não se faz de "analista político".

O Mino Carta me parece que não tem essa relação tão intensa com os políticos. Ele tem, sim, preferências políticas, as quais ele declara publicamente e não esconde de ninguém. A Carta Capital, por exemplo, já declarou que está apoiando a reeleição da Dilma. A Veja, o Globo e a Folha não declaram nada. Em 2010, somente o Estadão fez declaração de voto. No Serra. Esta ano, ainda não deu declarações de voto. Parece que será um voto envergonhado no Aécio. Suas relações de proximidade com o Serra nos fazem prever, até, um possível fogo amigo contra o Aécio. Os demais boca chiusa.

Portanto, o Mino Carta também não procura exercer o papel de "analista político".

Já o Merval Pereira, poderia ao menos declarar que está escrevendo para o PSDB. Seria mais honesto da parte dele.

Seus artigos são muito primários. Panfletagem, tipo estudantil, pura.

José Antônio disse...


Por outro lado, Eliane Cantanhede, Clovis Rossi e Míriam Leitão, são, os dois primeiros, supostamente "analistas políticos" e a última, "analista econômica". Ao menos assim se apresentam diante de seus leitores.

Todos, entretanto, casados com tucanos.

Quanto ao tiozinho, este é desnecessário comentar, não e mesmo?



José Antônio disse...

Complementando sobre o Ricardo Kotscho, eu acho que ele é, sim, um "analista político". Mas um analista político do PT.

Quem quiser a opinião política de um jornalista identificado com o PT pode ler, sem surpresas, o Ricardo Kotscho.

Eu e o Bond, também somos identificados com o PT, embora não tenhamos proximidades com nenhum político petista.

Não é novidade, nem escondemos de ninguém.

Isso nos permite, por exemplo, fazer análises mais neutras do que o Merval Pereira, por exemplo.

Inclusive, quando achamos merecidas, também fazemos críticas ao PT.

Nossas análises, ao menos, apresentam algum raciocínio lógico que as justifiquem.

Quando faço "torcida", eu digo explicitamente.

Por exemplo, torço para a Dilma ganhar no primeiro turno. (torcida)

Acho difícil e considero que o mais provável é um segundo turno onde tenho quase a certeza de que Dilma ganhe. (análise - as justificativas eu não vou repetir, pois já as escrevi muitas vezes)

Não escrevo para um jornal de circulação nacional. Supostamente apartidário.


José Antônio disse...


Cenas explícitas de luta de classes em shopping no Rio:

‘Abaixa a bola, pobre’, afirma mulher durante discussão em shopping center no Rio

"RIO - “Quem é você, minha filha? Abaixa a bola, pobre. Abaixa a bola, pobre”. Filmado em uma creperia de um shopping na Barra da Tijuca, uma discussão entre duas mulheres está ganhando repercussão nas redes sociais. Principalmente porque, durante o bate boca, uma delas tenta se impor chamando a outra de pobre, dizendo que mora num triplex, que trabalha há 40 anos no Aeroporto Internacional e que pode dar emprego aos funcionários da loja onde tudo ocorreu."

Mais em:

http://oglobo.globo.com/sociedade/abaixa-bola-pobre-afirma-mulher-durante-discussao-em-shopping-center-no-rio-13218736

O vídeo pode ser visto aqui:

https://www.facebook.com/photo.php?v=738725896166920

A Marilena Chauí tem ou não tem razão?

LRM disse...

"Inclusive, quando achamos merecidas, também fazemos críticas ao PT."
************************
Quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá
Quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá
Quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá
Quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá
Quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá quá

José Antônio disse...


D. Lucia,

De fato, a senhora tem um pouco de razão em seus grasnados.

Diminuímos bastante nossas críticas ao PT em vista do ódio com que a senhora escreve em relação ao PT.

Em vista disso, torna-se muito difícil um debate sério onde se possa avaliar os prós e contras da administração petista.

Se o debate se desse em termos políticos e não sob a forma de briga de botequim, tal como o vídeo mostrado em comentário acima, acredito que poderíamos crescer em nossa percepção política.

Infelizmente, na hora que vem uma baixaria, como soe sempre acontecer da sua parte, não dá para tentar fazer uma análise mais desapaixonada.

A senhora, talvez, consciente ou inconscientemente, tem influenciado no (baixo) nível da argumentação que rola por aqui. O que é uma pena.

Sem nos rebaixarmos tanto, tendemos a responder no mesmo nível dos seus comentários.

LRM disse...

"Diminuímos bastante nossas críticas ao PT em vista do ódio com que a senhora escreve em relação ao PT."
************************************
Nossa, não pensei que eu fosse tão importante assim. Quer dizer que o Sr. Bond nunca coloca uma matéria criticando o PT porque euzinha já faço críticas suficiente ao partido.

Não posto nem 10% do que poderia contra o PT. Se eu tivesse um blog iria concorrer com o Reinaldo Azevedo, Guilherme Fiúza, Rodrigo Constantino e Augusto Nunes (só para citar alguns). Como não tenho a qualidade deles, não invisto num blog.

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS