segunda-feira, 2 de junho de 2014

LIBERDADE DE IMPRENSA SOFRE SÉRIA AMEAÇA - OBRIGANDO REPÓRTER A DIVULGAR FONTE !

NOS ESTADOS UNIDOS

Suprema Corte dos EUA rejeita apelo de jornalista que quer preservar fonte
ISABEL FLECK
DE NOVA YORK - 02/06/2014

A Suprema Corte americana rejeitou o recurso apresentado pelo repórter do "New York Times" James Risen para não testemunhar no julgamento de uma possível fonte, o ex-agente da CIA Jeffrey Sterling.

O argumento de Risen é que ele tem o direito de proteger a identidade de seu informante, mesmo tendo sido convocado para depor. Ele já afirmou que prefere ser preso a ter que testemunhar.

A suspeita é que Sterling tenha vazado dados sigilosos para o jornalista revelados no livro ("Estado da Guerra: A História Secreta da CIA e do governo Bush", em tradução livre). No livro de 2006, Risen detalha os esforços da CIA em desmantelar o programa nuclear iraniano.

A Suprema Corte não comentou a decisão, que apoia o governo em um embate entre o que os procuradores federais consideram um imperativo para conseguir evidências num caso de segurança nacional e o que os jornalistas afirmam ser uma grave violação à liberdade de imprensa.

Apesar de Risen correr risco de ser preso caso se negue a testemunhar, o secretário da Justiça americano, Eric Holder, disse, na semana passada, que isso seria muito improvável. "Enquanto eu for secretário da Justiça, nenhum repórter vai para a cadeia por fazer seu trabalho", disse Holder.

Fonte: Folha.com

2 comentários:

José Antônio disse...


Progressivamente, os EUA estão se enredando em um sistema totalitário.

Vejam, por exemplo, como a documentarista norte-americana Laura Poitras está sendo perseguida pelo governo de seu próprio país:

http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-84/anais-da-espionagem-i/mande-sua-chave

É um artigo que merece ser lido com toda a atenção.

BONDeblog S. O. disse...

José

BOM DIA.

Vou ver a matéria.

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS