segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

TRENSALÃO DO PSDB DE SÃO PAULO - STF PEDE PARECER DA PGR E SOLICITA NOME COMPLETO DOS ENVOLVIDOS



STF pede opinião da PGR sobre investigação de cartel em licitações do Metrô de SP

André Richter - Agência Brasil - 30.12.2013

Brasília – O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, pediu à Procuradoria Geral da República (PGR) parecer sobre o inquérito sobre suposto esquema de formação de cartel em licitações do sistema de trens e metrô de São Paulo.

Ele determinou que o nome completo dos investigados conste da lista de consulta processual do STF. Antes da decisão do ministro, o processo era identificado pelas iniciais dos envolvidos. A decisão foi assinada no dia 20 de dezembro.

Após parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ministro poderá determinar que a parte da investigação que envolve pessoas sem foro privilegiado retorne à Justiça Federal em São Paulo. Se isso ocorrer, somente parlamentares citados no processo responderão ao processo no Supremo.

No dia 12 de dezembro, a investigação foi enviada pela Justiça Federal ao STF, e a relatoria ficou com a ministra Rosa Weber. A ministra rejeitou o processo, que foi enviado a Marco Aurélio devido a um pedido de acesso à investigação encaminhado anteriormente ao ministro.

O inquérito chegou ao Supremo por causa da inclusão do nome do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP). Como o parlamentar tem foro privilegiado, as acusações só podem ser analisadas pelo STF. Além de Jardim, pelo menos nove envolvidos são investigados, entre eles três secretários do estado de São Paulo.

No processo, são apurados os crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. As investigações indicam que as empresas que concorriam nas licitações do transporte público paulista combinavam os preços, formando um cartel para elevar os valores cobrados, com a anuência de agentes públicos.

Edição: Beto Coura

7 comentários:

José Antônio disse...

Bond,

Acho que não devemos alimentar esperanças.

O Supremo já mostrou que "aos amigos tudo, aos inimigos a lei".

Nem o cartelão(ou trensalão), nem a máfia do ISS, nem o mensalão tucano, estão entre as prioridades da mídia.

O STF é uma máquina movida à mídia. Se esta não o pressionar, a máquina não anda e, como sempre, os crimes prescreverão.

Só se a blogosfera mantiver a fornalha acessa para que o Supremo não durma em serviço. Ganhamos muita força recentemente, mas não sei se estamos com essa bola toda para fazermos o mesmo papel que a mídia fez durante o julgamento da AP 470.

A única saída que eu vejo é a população dar o troco nas urnas.

E ficarmos mais atentos e severos com as futuras nomeações para os cargos do judiciário.

Anônimo disse...

Vou esperar sentado!!! Ora, os tucanos roubaram uma fabulosa quantia de dinheiro público, dividiram com a mídia tradicional, alguns "engavetadores" do MP e mais com alguns "juízes" do STF para total blindagem. Vou esperar sentado, porque em pé vou cansar!

BONDeblog S. O. disse...

José

O TRENSALÃO é muito grande para ser ignorado, ainda que concorde com a sua opinião de que o STF é movido por HOLOFOTES.

Essa é uma roubalheira de caráter (ou falta de) internacional. Tem docs chegando da SUÍÇA e não poderão ser colocados, dessa vez, no envelope errado.

BONDeblog S. O. disse...

Prezado anônimo

Eu confesso que chego ao fim de ano cansado. Tocar um blog independente e tentar mostrar o outro lado que a MÍDIA tradicional esconde, não é fácil.

Mas, eu embora também por vezes me sente para descansar, não desisto nunca.

Um abraço

lucia Ramos Moreira disse...

Eu também chego cansada ao final do ano tentando mostrar o que os petistas escondem nas redes sociais. Não é fácil lutar contra uma legião, muitas vezes a soldo, treinada para mentir, deturpar e esconder as trapaças petistas e, claro, só denunciar os outros. Pelo menos em 2013 os poderosos mensaleiros foram pra cadeia, e não deixaremos o PT destruir o judiciário.

Enquanto essa farsa continuar eu também nao desistirei.

Anônimo disse...

Prezado Blogueiro,
o senhor tem razão. A mídia não é imparcial, incluindo aí o seu blog, que também é uma mídia. Aliás, nenhum blog que busque denunciar a parcialidade da mídia agindo de forma igualmente parcial pode prosperar . Essa coisa de "faça o que eu digo mas não o que eu faço" não cola mais em ninguém.

Querida Lucia, defender as instituições é o trabalho de qualquer democrata e você é um deles. Continue defendendo o judiciário dos ataques mesquinhos da turma do mensalão. Não que esse judiciário mereça elogios, via de regra a justiça no Brasil é uma das piores do mundo, mas no caso do mensalão agiu corretamente, ainda que de maneira muito lenta e com direito a inúmeros recursos desnecessários. Lembro que nos EUA o Madoff foi julgado e condenado num processo que levou menos de 6 meses e acabou condenado a prisão PERPÉTUA. Vai apodrecer na cadeia sem qualquer regalia. Em 2014 veremos todos os mensaleiros no Brasil serem soltos e ainda com ares de vitória, debochando de toda a sociedade.
Leia a opinião do Olívio Dutra, fundador do PT e um dos raros petistas decentes:

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,para-olivio-dutra-mensalao-foi-sucessao-de-malfeitos,1099574,0.htm

lucia Ramos Moreira disse...

Muito bem lembrado anônimo. Madoff teve um julgamento rápido e ninguém reclamou. Aqui no Brasil o julgamento dos mensaleiros levou quase 8 anos, com direito a embargos, apelações e chicanas de todos os tipos. Aí vêm os petistas e reclamam que o STF teve "pressa". Dá pra levar a sério essa gente?

Desejo a todos um 2014 cheio de paz, saúde e menos corrupção.

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS