terça-feira, 17 de dezembro de 2013

SAÚDE PÚBLICA É O "CALCANHAR DE AQUILES" DO PT - HOSPITAL DO ANDARAÍ EM FRANGALHOS


A SAÚDE PÚBLICA continua sendo o calcanhar de aquiles do PT na administração e comando do Brasil. Lula e Dilma conseguiram melhorar algumas partes específicas desse segmento. Ampliaram a oferta de remédios, investiram em cobertura de vacina, implantaram programas para melhor atender pacientes com câncer e doenças crônicas. O MAIS MÉDICOS foi uma atitude corajosa e necessária, para oferecer atendimento em regiões do país onde os nossos médicos nunca quiseram estar.

Entretanto, quanto ao atendimento hospitalar, a oferta de EMERGÊNCIAS e CIRURGIAS, a manutenção das UNIDADES FEDERAIS e até das que integram complexos ligados as UNIVERSIDADES, há uma decepção enorme. Falta um Plano de Carreira, falta salário e falta condição de trabalho. Leitos foram fechados e muitos profissionais experientes deixaram o serviço público. Médicos recém-formados não mostram interesse em fazer carreira no Serviço Público. 

O governo federal, no que é seguido pelos governos de estados e municípios, vem de forma continuada e prejudicial para a saúde pública, suprimindo os concursos. O que se vê, é uma política voltada para acabar com o servidor ESTATUTÁRIO. Querem implantar o regime de CLT ou de TERCEIRIZADOS, o que é grave.

Nessa direção, o PT contraria uma de suas bandeiras e cai no COLO dos que defendem a privatização da SAÚDE. A população é quem sofre as consequências.

Profissionais de saúde protestam no Hospital Federal do Andaraí
17/12/2013 -
Saúde - 
Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Pelo menos 100 profissionais de saúde de hospitais federais da capital, entre eles médicos e enfermeiros, fizeram hoje (17) uma manifestação em frente ao Hospital Federal do Andaraí, na zona norte, por melhores condições de trabalho.

Os manifestantes estenderam uma faixa com mais de 10 metros de comprimento no prédio do hospital com a frase "SOS Andaraí". A Rua Gastão Penalva, que dá acesso ao hospital, foi interditada por policiais militares o que complicou o trânsito no entorno do bairro e atrapalhou quem tentava chegar à unidade de saúde.

De acordo com o presidente do corpo clínico do hospital, Cláudio Pimenta Moraes, a unidade de saúde vem sofrendo com a falta de material hospitalar, com a área de emergência saturada, pacientes atendidos nos corredores, elevadores quebrados e obras interrompidas. "Nós estamos diante de uma situação calamitosa. A emergência está funcionando de maneira precária e temporária, em uma região de ambulatório com dois anexos que foram construídos para tentar resolver o problema”, ressaltou.

O médico também informou que a paralisação de hoje afetou as cirurgias de rotina e os ambulatórios, mas o atendimento do setor de emergência funcionou normalmente. "Estamos tentando chamar a atenção da sociedade para esse crime que está sendo cometido contra a saúde da nossa cidade. Queremos movimentar os profissionais e chamar a atenção para a falta de ação da estrutura pública e isso só prejudica a população" concluiu.

O presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), Sidnei Ferreira, defendeu a necessidade de novos concursos em caráter emergencial para a contratação de médicos e enfermeiros, com o objetivo de atender a demanda da população. Segundo ele, os problemas que os hospitais enfrentam são crônicos e amplamente denunciados. Ferreira disse que o fato é conhecido do Ministério da Saúde. “Somente com pessoal qualificado e obras sérias de infraestrutura reverteremos esse quadro".

Até o fechamento dessa matéria, o Ministério da Saúde e a direção do Hospital do Andaraí não haviam se pronunciado sobre o assunto.

Edição: Marcos Chagas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

2 comentários:

lucia Ramos Moreira disse...

Uma vergonha mesmo. E pensar que nos anos 80 meu pai curou um infarto nesse hospital. Ficou 3 semanas internado Funcionava a contento, e se pagava a metade da carga tributária de hoje.

O que o PT faz com todo esse dinheiro que afirma ter?

Mas não é só a saúde o "calcanhar de Aquiles" do PT. Temos também as estradas, a educação, a segurança, a ética, a infraestrutura.......

Anônimo disse...

KKKKKKKKKK Já vi todo tipo de imbecil... mas essa tal Lucia bate todos os recordes!!!!

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS