sábado, 9 de novembro de 2013

JORNAL O GLOBO E A "ARTE" DE DESINFORMAR - JORNALISMO PARTIDARIZADO

Em sua edição de hoje - 09/11/2013 - o Jornal O Globo consegue a proeza de, em página inteira (No. 03 - primeiro caderno) focar apenas em possível superfaturamento de obras e nas palavras da Presidente Dilma, que criticou o TCU, por ter recomendado a paralisação de sete delas, que o governo federal vem realizando, deixando em "terceiro plano" o motivo e o local onde a presidente Dilma se encontrava, quando fez tais declarações. 

 A presidente Dilma Rousseff foi ao Rio Grande do Sul para inaugurar a Plataforma de Petróleo P-58 que entrará em operação na Bacia de Campos, e faz parte de um conjunto de 11 Plataformas que serão em parte utilizadas também na exploração da área do PRÉ-SAL. É um fato relevante demais, trata-se de um acontecimento por tudo que está relacionado a ele, grandioso, e que não poderia, por um jornal sério, ser tratado como insignificante.

Para esta parte da notícia (inauguração da P-58), o jornal dedicou apenas o diminuto texto, como se segue:

_Dilma foi ao Rio Grande do Sul participar da inauguração da Plataforma P-58, construída pelo consórcio QUIP, em Rio Grande.

Já na página 8 do mesmo caderno, o Jornal aborda em pouco mais de um quarto de espaço, o assunto CASO ALSTOM - PROPINAS, e não cita uma única vez quem atende à designação de  "governo paulista". Nem uma citação ao PSDB ou a Geraldo Alckmin ou José Serra, em cujo governos, as falcatruas ocorreram.

Não pense que isso é por acaso, ou que se trata de simples forma de estruturar matérias e noticiário. O que há, é uma prática planejada de, destacar o que é desfavorável ao governo federal e evitar qualquer notícia favorável a ele, enquanto que no referente à oposição (PSDB), a conduta "jornalística" ?? é de omitir ou minimizar os fatos que possam ser de alguma forma espinhosos. 

A isso se dá o nome de DITADURA DA DESINFORMAÇÃO ou JORNALISMO PARTIDARIZADO.

SOBRE A P-58 E A RODOVIA BR 448 - LEIA AQUI

2 comentários:

José Antônio disse...

"O Globo" já foi avisado:

O povo não é bobo!

Se "O Globo" ainda não aprendeu, irá aprender batendo cabeça.

José Antônio disse...


Bond, com um pouquinho de atraso aqui segue artigo publicado por Lula, no último dia 6, no jornal espanhol "El País".

http://elpais.com/elpais/2013/10/28/opinion/1382961556_867721.html

De fato, acredito que todos nós desconhecíamos este fato, pois nossa imprensa é capaz de produzir páginas e mais páginas sobre "como o Brasil espiona o mundo inteiro", mas não é capaz de noticiar que o ex-presidente Lula está defendendo o Brasil lá fora.

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS