sábado, 9 de novembro de 2013

FOLHA DE SÃO PAULO - APAGÃO DE CREDIBILIDADE QUE NEM O LUZ PARA TODOS CONSEGUE ILUMINAR

A FOLHA FALHA, OU, FALHA, TEU NOME É FOLHA


Curiosa, para dizer o mínimo, a forma como o Jornal Folha de São Paulo tem de abordar certos temas. É o típico comportamento de quem acredita que o RABO PODE ABANAR O CACHORRO. Ao publicar matéria sobre os 10 anos do Programa Federal 'Luz Para Todos', o Jornal apresenta o seguinte título / chamada:

Programa federal faz 10 anos com 1,5 mi sem luz no Norte

Uma chamada com esta característica, passa de pronto a sensação de que o Programa, ao completar 10 anos, não atingiu, nem de longe, seus objetivos. O título induz o leitor a concluir que o citado Programa é um fracasso.

A MATÉRIA COMEÇA ASSIM

O programa federal Luz para Todos completa dez anos na segunda-feira (11) diante de um gargalo: levar postes e fios a áreas de difícil acesso na Amazônia, onde cerca de 360 mil famílias - ou 1,5 milhão de pessoas - esperam o fim da exclusão elétrica.

Entre esses sem luz na região Norte do país estão 162 mil famílias já identificadas pelo governo e que fazem parte da meta do programa fixada até dezembro de 2014.

Há outras 200 mil já conhecidas, mas que só poderão atendidas após a atual gestão da presidente Dilma Rousseff. Dessas, 130 mil estão no Pará e 60 mil no Amazonas.

PARA SÓ DEPOIS..., só depois, apresentar os números que mostram o quanto o LUZ PARA TODOS representa de avanço, sendo um PROGRAMA ( mais um Programa) VITORIOSO. 

VAMOS CONFERIR ?

O programa, criado em novembro de 2003 pelo então presidente Lula e que beneficiou 3 milhões de domicílios no país até hoje, já teve duas prorrogações.

Segundo o IBGE, apenas 0,5% dos domicílios do país não são cobertos por luz elétrica. A região Norte tem o pior índice: 97,2%. Todas as outras regiões superam os 99%. No Sul e Sudeste, a cobertura chega a 99,9%.

"[O Norte] é a geografia mais complexa e dispendiosa. Os programas são mais caros pois há dificuldades naturais, além da taxa de crescimento [populacional] superior à média nacional", disse Henrique Ludovice, assessor para universalização de energia elétrica da Eletronorte.

O programa depara-se com áreas isoladas, falta de estradas, vias intransitáveis e dificuldade para se levar material através da floresta e ilhas.

Ou seja, a Folha, assim como O Globo, tem uma dificuldade imensa em publicar matéria que, mesmo de forma isenta / neutra, apresente como BEM SUCEDIDA qualquer iniciativa do Governo Federal, atual e anterior. 

Seria lógico, seria a ordem natural de TÍTULO e SUB TÍTULO, que os 3 MILHÕES de PONTOS DE ILUMINAÇÃO  alcançados pelo LUZ PARA PARA TODOS, nestes DEZ ANOS DE SUA EXISTÊNCIA, contribuíram para se chegar a uma cobertura de 99,5% dos domicílios brasileiros.

O Jornal, porém, coerente com sua conduta de desinformar e partidarização da notícia, prefere destacar os 0,5% que ainda não foram alcançados.

9 comentários:

José Antônio disse...

Bond, para responder a esse tipo de comentário da Folha e de outros, igualmente descerebrados, é só apresentar o link para uma página de uma revisteca, sensacionalista e parcial, controlada pelo governo bolivariano-petista. Uma tal de Veja.

http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/economia-brasileira

Nele, há vários indicadores da economia brasileira, desde 1900 até 2010.

É possível montar, à nossa vontade, os gráficos comparativos entre até dois indicadores de cada vez.

Quem tiver olhos para ver, poderá observar a evolução desses indicadores ao longo do tempo. Em particular, comparar o que ocorre a partir de 2003 com tudo o que ocorreu antes.

Inclusive, é possível visualizar o acesso à energia elétrica pelos domicílios, objeto do programa Luz para Todos.

Brincar com esses gráficos é bastante divertido e instrutivo. Aprende-se muito com ele sobre a realidade do país.

Pena que ele é proveniente do site de de uma revisteca semanal sem credibilidade nenhuma.

A Folha, mais uma vez, mostra como se torna ridícula e insignificante frente à grandeza do país.


H.Pires disse...

Nada tendo a ver com a excelente matéria aqui postada, e se permite constar algo muito importante também, que passa "despercebido" pela direitas midiatica.
Falam tudo sobre o novo Prefeito de Nova Iorqui BILL de BLASIO mas, ESQUECEM ALGO IMPORTANTÍSSIMO QUE CONTRIBUIU PARA SUA ESMAGADORA ELEIÇÃO:

"Bill De Blasio, o candidato democrata, prometeu abolir as carroças do Central Park(que é um sofrimento sem fim para os cavalos - nosso) ainda durante sua primeira semana no cargo. As carroças serão substituídas por algum tipo de veículo motorizado....".

Para os politicos daqui, esperamos que essa CERTÍSSIMA POSIÇÃO de Bill de Balsio(ele é de ESQUERDA), seja adotada pelos Srs., na questão da defesa de QUEM NÃO TEM VOZ PARA SE DEFENDER, que são os ANIMAIS.

Só uma observação: Caso de Blasio fosse contra a retirada/sofrimento dos cavalos em N.Y. ELE SERIA ELEITO com essa ESMAGADORA MAIORIA?

lucia Ramos Moreira disse...

A tática de se desacreditar a imprensa que faz críticas não é nova. Os nazistas fizeram isso muito bem. Acusavam os judeus de controlarem a mídia a favor do comunismo (acusação essa, hoje na boca dos esquerdistas). Nossa imprensa tem defeitos, mas é democrática e corajosa pois critica o governo (mídia covarde é sempre chapa-branca).

Assim, a tática que o PT emprega para desacreditar a mídia busca encobrir as falhas e os escândalos de governos petistas, corruptos e ruins. Basta observar a raiva com que governos despóticos perseguem a imprensa que não lhes é subserviente. Vide O "Clarin" na Argentina e a imprensa democrática na Venezuela, duramente perseguidos. Na Argentina então foi escandaloso ver Cristina Kirschner usar seus "Lewandoviskis" do judiciário para condenar o "Clarín".

Eu é que não embarco nessa de atacar a imprensa que denuncia o PT. Tenho mais desconfiança é da mídia que defende o PT.

lucia Ramos Moreira disse...

Em tempo, os esquerdopatas hoje acusam os judeus de controlarem a mídia a favor de Israel e da causa judaica. Uma argumentação sem lastro pois a mídia é francamente anti-Israel, dado o viés esquerdista de boa parte dos jornalistas.

José Antônio disse...

D. Lucia,

A senhora ainda não nos respondeu: a senhora come caviar?

lucia Ramos Moreira disse...

Sr. José Antônio,
"Eu não sei o que é caviar, nunca vi, não conheço eu só ouço falar." (Zeca Pagodinho).

José Antônio disse...

D. Lucia,

A senhora está se revelando um verdadeiro "sabonete".

lucia Ramos Moreira disse...

Diz aí Sr. José Antônio,
o Senhor vai pagar contente esse aumento do IPTU paulistano, não vai?

Digo isso porque o senhor sabe que esse aumento nào trazer melhor educação, saúde nem transporte de qualidade mas, tão somente, alimentar o fisiologismo petista na prefeitura de São Paulo.

Como disse o Prof. Altair: "são cornos conscientes".

José Antônio disse...

D. Lucia, a cada vez que lhe faltam argumento a senhora escorrega para outro assunto.

Generaliza, põe em nosso teclado, palavras e frase que nunca escrevemos...

O tópico do post foi o êxito do programa "Luz para Todos" e como a Folha de S. Paulo repercutiu o assunto. Não foi a primeira vez que a Folha tenta emplacar a tese de um fracasso em um programa que mudou a cara do Brasil interior.

Mostrei, inclusive, que através de dados da revisteca Veja, é impossível contestar os fatos.

A senhora, em seguida, escorrega feito sabonete e vem falar de nazistas x judeus x comunistas.

Teve a coragem de defender o indefensável "Clarín" argentino.

Perguntada sobre se come ou não caviar, já que a pergunta proveio originalmente da senhora, escorrega mais uma vez e nos vem com Zeca Pagodinho.

Na falta de maiores argumentos, escorrega, mais uma vez, e vem nos falar de IPTU paulistano.

A senhora, por acaso, vai pagar este IPTU paulistano?

A senhora já foi pega, aqui, em flagrante, fazendo fofoca (corre na Internet que...), já foi pega, aqui, faltando com a verdade (Reportagem da Revista Forbes sobre Lula e Lulinha bilionários...) e, usa e abusa de ataques ad hominem (caso do Garotinho e outros), e, agora, escancara mais uma de suas características, escorrega feito sabonete molhado.

Puxa D. Lucia, um pouco mais de seriedade nessa sua irresponsabilidade com as palavras seria de bom tom.

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS