segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CAMPO DE LIBRA NO PRÉ-SAL DO BRASIL - PROMESSA DE RIQUEZA E DESENVOLVIMENTO QUE IMPRESSIONA


Os números apresentados no cenário que envolve a LICITAÇÃO/EXPLORAÇÃO do Campo Petrolífero de LIBRA, situado na ÁREA DO PRÉ-SAL, região de águas profundas e distante da costa, onde a Petrobras domina como ninguém a tecnologia e capacidade operacional de extrair petróleo e gás, são impressionantes.

Por isso, certamente, muitos se posicionam contrariamente ao fato do campo ser licitado e aberto, dentro das regras que hoje norteiam a exploração de petróleo no Brasil, permitindo que empresas estrangeiras venham à participar do leilão, e depois explorar / apoderar-se de boa parte dessa riqueza, dentro do modelo de PARTILHA.

É uma discussão muito importante, sendo que os defensores da LICITAÇÃO argumentam que, toda essa riqueza, depositada nos seus 6.000 metros de profundidade do oceano, vale absolutamente nada se não for explorada. Além do que, é sabido, que com o advento de novas tecnologias e utilização de novas fontes de energia, a maioria delas renováveis e não poluentes, no futuro não muito longínquo, o petróleo perderá importância no cenário mundial de energia. Assim, entre aproveitar hoje da melhor forma possível, ainda que longe do ideal, toda essa riqueza, resguardando para o Brasil, um limite de segurança e de lucro / recursos, do qual o país não pode abrir mão, parece que, LICITAR O CAMPO DE  LIBRA, com a determinação de suspender outras licitações (RODADAS) de caráter e porte semelhante, é a opção correta.

Não sou especialista no assunto, embora acompanha com bastante interesse e aplicação o tema, ficando o espaço aberto para quem deseje se manifestar democraticamente, contra ou favoravelmente ao LEILÃO, que alguns chamam de PRIVATIZAÇÃO do nosso petróleo. Respeitando todas as manifestações, acredito que, após a abertura dos envelopes (ou envelope) a Petrobras sairá fortalecida, com um percentual de participação maior que os 30% mínimos obrigatórios, e com as empresas chinesas pagando inclusive totalmente o BÔNUS mínimo de R$ 15 BILHÕES. Libra é para os chineses a garantia de um novo "POÇO" para lhes assegurar o petróleo que necessitam e lhes falta. 

OS NÚMEROS (ESTIMADOS) DE LIBRA

Entre 8 e 12 bilhões de barris

Investimentos: US$ 1.7 TRILHÃO

Geração de Empregos diretos e indiretos - 90 Milhões de vagas (Ao longo de 30/35 anos) divididos entre as fases de implantação / exploração / desenvolvimento e operação do campo  

IMPULSO TECNOLÓGICO e no desenvolvimento industrial - 29 SONDAS DE PERFURAÇÃO e 28 PLATAFORMAS DE PRODUÇÃO. Só aí serão 150 MIL EMPREGOS entre os diretos e indiretos. 

Aplicação dos recursos gerados em termos de direitos aplicados entre EDUCAÇÃO e SAÚDE. Um volume de dinheiro capaz de transformar o país. 

OS CUIDADOS

Com o MEIO AMBIENTE - Estamos atrasados na LEGISLAÇÃO e na estrutura de prevenção e ações de segurança para acidentes.

Com a correta aplicação dos RECURSOS obtidos.

Mão de Obra qualificada. Será necessário receber trabalhadores de outras nacionalidades. É preciso fiscalizar bem para não permitir abusos e regimes de semi-escravidão. Os chineses tem um histórico muito ruim nessa área.

O crescimento desenfreado das cidades que guardam relação com as operações de APOIO. Portos - Aeroportos - Cidades Dormitórios.

2 comentários:

H.P. disse...

Concordamos integralmente com essa opinião colocada. Se é necessária, essa grana, para dar continuidade ao restante, QUE SE FAÇA!
Na realidade, o que há mesmo, é uma IMENSA falta de informação a respeito. A SECOM, mais conhecida como "mula manca", continua "mula manca".
Só algo importante, que não haja violência alguma hoje. Que todos os manifestantes SEJAM PROTEGIDOS, na sua manifestação, PELAS FORÇAS DE SEGURANÇA.
ELES SÃO BRASILEIROS, PATRIOTAS E LIVRES PARA SE MANIFESTAREM, NAQUILO QUE ELES QUISEREM.
Cumprindo a LEI vigente, JAMAIS PODERÃO VOLTAR PARA SEUS LARES, FERIDOS OU MALTRATADOS POR ESSAS MESMAS FORÇAS.

José Antônio disse...

Bond, nessa tal "rede clandestina", citada pela D. Lucia, vejo que as opiniões são bastante diversificadas e conflitantes. Uns são a favor, e outros são contra, o leilão de exploração do campo de Libra.

Curioso comportamento para uma "rede clandestina".

Eu não tenho opinião formada.

Por isso é que é sempre necessário o debate democrático.



EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS