segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MAIS MÉDICOS E MENOS PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE - A SAÚDE TEM DE SER PÚBLICA


Entendo que trazer médicos estrangeiros para ocupar vagas e atender em locais que os médicos brasileiros não desejam atuar, é absolutamente correto. Acho que não procedem as queixas quanto ser necessário um aumento de estrutura e de equipamentos de ponta para que se possa exercer a medicina de forma digna em localidades distantes. A simples presença do profissional, com os requisitos básicos para atender e resolver ali os casos de menor complexidade, atuando inclusive na prevenção e agravamento das doenças, já é um avanço fabuloso, capaz inclusive de reduzir o fluxo de doentes que não possuem qualquer patologia que assim o justifique de irem para os grandes centros. Com condições de encaminhamento dos casos de média e alta complexidade para, aí sim, investigação diagnóstica nos grandes centros, o círculo de um bom atendimento e cobertura estará completo.

A grande questão da saúde no Brasil no momento, não é, e nossa atenção não deveria estar focada nisso, na questão dos médicos estrangeiros. Nosso problema é a PRIVATIZAÇÃO DESENFREADA da saúde, é a desativação de Leitos do SUS, e a falta de um atendimento decente e humano nas EMERGÊNCIAS, é a falta de uma carreira de ESTADO para os profissionais de saúde. 

TUDO, TUDO, está sendo entregue para empresas PRIVADAS. Com a repugnante participação e conivência do governo FEDERAL. É nisso que está o problema, é contra isso que os profissionais de saúde devem se posicionar.

Esta semana, 2 mil cubanos chegam ao Brasil para 2ª etapa do Mais Médicos

Brasília - De hoje (30) até o final desta semana chegam ao Brasil mais 2 mil médicos cubanos para a segunda etapa do Programa Mais Médicos. Hoje, os primeiros 135 profissionais de Cuba desembarcam em Vitória (ES). Na próxima segunda-feira (7), os 2 mil cubanos iniciam o módulo de avaliação que tem duração de três semanas com aulas sobre língua portuguesa e o sistema brasileiro de saúde pública. As informações são do Ministério da Saúde.

Além dos 2 mil cubanos, os 149 médicos com diploma do exterior que foram selecionados para a segunda fase do Mais Médicos iniciam o módulo de avaliação no dia 7.

Na primeira fase do Programa Mais Médicos, 400 profissionais cubanos chegaram ao Brasil e passaram por curso de formação e avaliação. A previsão do Ministério da Saúde é trazer ao país, até o final do ano, 4 mil médicos cubanos. Esses profissionais vêm ao Brasil por meio de um acordo intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Assim como os médicos com diploma do exterior que se inscreveram individualmente, os cubanos que vêm pelo acordo com a Opas não precisam passar pelo Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior) e, por isso, terão registro provisório por três anos para atuar na atenção básica e com validade restrita ao local para onde forem designados.

3 comentários:

H.P. disse...

Que venham mais e mais médicos.
As crianças, os idosos, os pobres rezam todos os dias pela chegada deles.

Mas, não podemos deixar de comentar sobre indignação Estadão/Globo/Aécio.

DA COLUNA ARREPIO SEM FRIO....

AI QUE MEDA, CREDO:

"...AÉCIO NEVES DO PSDB critica Lula sobre 'critério' para escolhas de ministros do Supremo

Senador NÃO GOSTOU de declaração do ex-presidente de que, hoje, 'teria mais critério' na indicação de ministros...".

E a galera estarrecida e entre-olhares, sempre com um medo descomunal, perguntava: E agora? Que fazer? Nossa!

Anônimo disse...

E por falar na maravilhosa vinda de médicos, temos a GLOBO NA UTI:

DE PROPORÇÕES HECATOMBICAS, A GLOBO ESTREBUCHA COM SUAS NOVELAS(Na Folha hoje)...

"....O famoso grupo de "elite" de dramaturgos da Globo, os medalhões que escrevem para a faixa das 21h, vai mudar. A nova gestão da emissora, que BUSCA RENOVAÇÃO-AUDIÊNCIA, estuda promover novos autores para o seu principal horário de novelas e trazer alguns novelistas das 21h para produzir folhetins para os horários das 18h e 19h....".

A COISA TÁ FEIA, PRA ELES.

Em resumo, com farta munição, baterias "azeitadas" e comandos especializados, essas são as ÓTIMAS NOTICIAS DO FRONT.

H.P. disse...

BANDIDOS, BANDIDOS, NEGÓCIOS É A NOSSA PARTE.

Lá no Fazendo Média:

"...O ESCÂNDALO DA TV GLOBO SÃO PAULO
por Roméro da Costa Machado, escritor.

Conforme prova gravada, Roberto Marinho, através de seus advogados, ofereceu 80 milhões, aos representantes dos espólios de Manoel Vicente da Costa e Hernani Junqueira Ortiz Monteiro para desistirem e abafar a ação contra os dirigentes da Globo pelas fraudes na compra da Rádio TV Paulista S/A, hoje TV Globo São Paulo Ltda.

O processo, Ação Declaratória de Inexistência de Ato Jurídico, está na 41ª Vara Cível do Rio, e tem como réus, além de Roberto Marinho, seus filhos Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto. E para as pessoas lesadas provarem e constatarem as falsidades e falsificações documentais na compra da TV Globo São Paulo, foi contratado o Instituto Del Picchia. Que fazendo exame pericial constatou diversas fraudes e falsificações (principalmente durante a ditadura militar, quando a Globo tudo podia), dentre as quais....".

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS