terça-feira, 28 de julho de 2009

SUÁSTICA, TATUAGENS E IGNORÂNCIA



Antes de retornar para a casa, tenho a incumbência de passar no Supermercado. No balcão de queijos uma pequena fila e espera. Chega à vez da jovem que está posicionada na minha frente e logo o outro balconista começa a me atender. Pedidos feitos e atendidos, a jovem estica o braço para pegar o seu pedaço de queijo, é impossível não notar a tatuagem no seu antebraço. Na cor preta em fundo branco e firmemente desenhada ela ostenta uma “Suástica” nazista.

Fico perplexo, saio do balcão e emparelho com a jovem, receoso, mas sem conseguir me conter, lhe dirijo a palavra e falo sobre o símbolo que ela tem tatuado, despejo perguntas sobre se ela conhece o significado, se ouviu falar em campos de concentração, Hitler, perseguições e mortes.

_Ai! Moço, o senhor está me deixando nervosa! O que tem demais na minha tatuagem?

_ Pela resposta percebo que ela não tem a menor noção do que falo, e que corro o risco de estar sendo visto como impertinente e abusado.

Penso em como falar a ela o que aquele símbolo representou e ainda representa na história da Humanidade, inicio a frase com um “me perdoe”, mas nem consigo prosseguir e desisto diante da sua explicação.

_Não, tudo bem, eu já tenho tido problemas com essa tatuagem. A ‘cruz’ não é nada, ninguém liga, o problema é o nome, os rapazes não querem me namorar, reclamam do nome do ex. aqui escrito.

O problema daquela jovem, no seu entendimento, não é ter sido marcada como se fosse gado, com o nome do seu ex-namorado (dono), e pior, com o símbolo da morte e intolerância no braço, o problema dela é não conseguir outro que lhe faça igual ou pior, pois é isso o que a ignorância acarreta a vida das pessoas.

<<>>

22 comentários:

Vincent van Blogh disse...

Bond...

Fiquei pensando como é irônico esse episódio.

Lembrei-me de minha tia.

Ela também tinha uma tatuagem no antebraço.

No antebraço esquerdo.

A tatuagem que ela recebeu não foi por vontade própria.

Ela foi obrigada.

Isso foi em 1944... em Aushwitz.

007BONDeblog disse...

van

Esse é um fato verdadeiro ocorrido comigo, adaptado de local, mas a tatuagem, parte do diálogo e o sentido, é absolutamente verídico.

Van, essa jovem também não recebeu essa tatuagem por vontade própria (ela não sabe o que é vontade, auto-estima) e guardadas as devidas proporções, também sofreu uma violência.

Sabe meu amigo, 1944, 2009, muito daquele resquício permanece vivo e muitos são os que ainda tem aqueles "valores" de tão triste memória e consequências.

Esse é um assunto delicado, dolorido, mas eu não poderia deixar de abordar, até mesmo por que nesse dia, eu nem consegui comer o queijo, eu fiquei com um nó na garganta.

Um abraço

Antonio Paulo disse...

Tristes recordações trazidas a partir desses simbolos. Pena que existam pessoa nos dias de hoje que sabendo ou não deixam-se marcar como citas feito gado.

Rosemari disse...

007Bonde

Em primeiro lugar parabéns pela crônica , você esta perfeito como escritor.
Imagino como você deva ter ficado surpreendido ao ver a tatuagem na moça do balcão. Acredito estar lá por pura ignôrancia sobre o significado da suástica. Muitos jovens , movidos por inquietudes internas , se identificam com ídolos errados.
Eu sempre me interesei muito pela história dos judeus e como viveram o holocausto. PROVAVELMENTE agiria da mesma forma que vocÊ NO BALCÃO DE FRIOS .

Dora Regina Dias Pereira disse...

Marcar a pele é um ato de coragem, através da tatuagem é possível conhecer um pouco da personalidade de alguém, eu pelo menos não gosto, acho de péssimo mal gosto se marcar para o resto da vida, tem pessoas que perdem emprego, por conta de uma tatuagem.
Boa postagem...
Abraços.

Carlos, um jeito tabajara de ver a vida disse...

Eu quando vejo alguem com o corpo todo tatuado, ou mesmo de forma parcial, me pergunto o que passa pela cabeça das pessoas que o fazem. Acho que eles nao se dão conta do que ocorre com eles, o que se passa nas profundezas da mente de alguem que se permite ser marcado desta forma. Triste memoria esta da suastica, dos horrores que alguns passaram, e nao forma poucos. Um verdadeiro simbolo da morte, das trevas, e do que alguns sao capazes de fazer ao proprio semelhante.

007BONDeblog disse...

ANTONIO

BOM DIA

Tristes recordações, é verdade, e infelizmente nem todos lembram com sentido de alertar para que os erros não se repitam, alguns lembram para exaltar esse período tenebroso da Humanidade.


Um abraço

007BONDeblog disse...

Rose

Bom dia, grato pela presença e incentivo de sempre.

No balcão de frios eu fiquei gelado.

Beijos

007BONDeblog disse...

DORA

A tatuagem, e o que as pessoas que usam procuram mostrar, deve merecer um bom estudo e análise por parte de educadores, profissionais da área de psicologia e ciências do comportamento.

Eu jamais faria no meu corpo, embora respeite quem o faça, considero um ato de mutilação.

Um abraço

007BONDeblog disse...

Carlos

Bom dia

Também fico observando e me indagando os motivos das pessoas colocarem mensagens, símbolos, nome de namoradas no corpo.

E depois, como fazer para tirar quando aquilo não tiver mais nada com a vida dela? E por qual motivo as pessoas tem que anunciar para o mundo dessa forma que o nome de sua mulher é tal.

Um abraço,

Vicky disse...

Caro amiGO,
Como participante do ReUnidos AmiGOs voce é especial para nós. Sinta-se a vontade para adicionar o nosso banner no seu blog e venha participar mais ativamente dessa comunidade que foi feita para promover a nossa reUniao. http://enjeitadosdogo.blogspot.com/

Que horror essa história! Mas sabe que eu levei um susto muito grande aqui no Novo México, achei "suásticas" em vários símbolos tradicionais daqui, e a resposta que tive é que esses símbolos existem há mais de 400 anos, muito antes de Hitler aparecer. Ele é que se apropriou de um símbolo de outros povos para ser a marca do terror dele.

Anônimo disse...

qual o problema dela ter uma suatica no braço...
o simbolo "cruz suastica" data de milhares de anos antes do nazismo. Não estou aqui para dar uma de sabido, quem quiser saber o significado procure...

eu tenho uma suastica tatuada, tenho muito orgulho e a ostento onde vou... se formos pensar pelo lado do regime nazista, deveriamos condenar simbolos com o martelo e a foice, simbolo do comunismo, um regime que matou ,ilhares de pessoas, e muito mais do q o nazismo.

deixem de ser hipocritas, cada um tem direito de usar o que bem entender... vide Art. 5 da CF

007BONDeblog disse...

Sr. Anônimo

A sua intolerância está demonstrada no seu comentário _"deixem de ser hipócritas..",ter opinião contrária a sua é ser hipócrita?!

o senhor tem uma suástica e a ostenta com "orgulho", é um símbolo milenar,o senhor diz, perfeito, use e exerça seu direito de colocar em seu copo o símbolo que quiser.

Eu continuarei a exercer o meu de expressar minha opinião de que fazer isso é lamentável.

Quanto ao comunismo ter matado muitos, é verdade, o nazismo matou outros milhões, e o capitalismo continua matando outros tantos.

Se voltar a comentar por aqui, diga o que pensa, seu direito está assegurado,mas faça isso com mais educação por favor.

Anônimo disse...

Para todos estes IGUINORANTES acima, pesquizem no WIKIPEDIA o significado de suástica.

IGUINORANTES!!!IGUINORANTES!!!IGUINORANTES!!!

Carmine disse...

Sei q o post eh antiguinho mas naum pude deixar de comentar!
Naum sou nazista e muito menos kero causar polemica por aki.
Naum tenho raiva e mto menos odio de hitler e gosto da suastica nazista! A suastica em si eh uma cruz gamada e foi usada durantes anos por tds os povos e religiões. Culpa-la por causa do nazismo eh pura ignorancia!
Mas neste caso, a garota agiu na segueira e se deixou levar pelo ex. Eh lamentavel...
Eh isso gente.

Anônimo disse...

eu tenho uma suastica e dai nao sou nazista ou preconceituoso esse simbolo e mais antigo que a humanidade ipocrissia ficar julgando cada um tatua o que quiser ta chei de engravatado roubando e matando e ficao falando do passado afinal nem judeus sao e se fosem que culpa o simbolo tem de hithler ter usado a suastica me respodaoo???????????

Anônimo disse...

não venham com conversas da treta seus antifas do caralho porque se fosse uma tatuagem do chega vara do Estaline do Lenine entre muitos outros piores do que o Hitler ninguém comentava nada porque são de esquerda eu tenho uma suástica sou da estrema direita e se me abordasses engolias o queijo

Anônimo disse...

Nao sei o que é pior... aguentar esse papinho marxista de comunistinhas apaixonados militando contra o Nacional Socialismo, ou esses acéfalos que se dizem de extrema direita...

O nacional Socialismo nunca foi de direita... estudem mais, e quanto a suastica tatuada, é valido lembrar que o que é ou deixa de ser tatuado em alguem diz respeito a esse alguem somente.
Infelizmente vivemos num país onde quem está no poder são bandidos, subversivos, sionistas e comunistas, todos pertencentes da mesma corja de imundos, que aprovam Leis INCONSTITUCIONAIS como a lei contra o nazismo, lei essa que vai diretamente de encontro com os direitos fundamentais legislados no art. 05 da Constituição Brasileira.

Procurem se inteirar de obras de verdadeiros Brasileiros, Brasileiros com Honra como Gustavo Barroso, S.E. Castan entre outros.

A87 disse...

Vai me disculpar, mas o simbolo Suastica e um simbolo usado a muito tempo por tribos e é considerada por eles como o simbolo mistico. até no japão ela e usada em mapas

léo disse...

antes de julgar o que é do mal e o que é do bem vá ler um pouquinho.. vc está falando de um símbolo que data de pelo menos seis mil anos desde a sua primeira aparição, simplismente pq viu um episódio triste da nossa raça que o envolvia. A igreja católica matou e queimou muito mais pessoas e vc ainda continua adorando uma cruz!

Daniel Braga disse...

Irei fazer digo tatuar a suástica em meu corpo,mais não por falta de conhecimento e sim por admiração a um líder que queria enaltecer seu povo e livra-lo de pragas como ciganos,testemunhas de jêova e principalmente os judeus,que são a maior causa do mundo estar esta porcaria.HEIL HITLER!!!!!!

Anônimo disse...

Sua ingenuidade me assusta.

1- Você tem o direito de fazer o que bem entender com o seu corpo.
2- Você é o pai da moça pra ficar dando lição de moral nela?
3- Quem me der se a suástica fosse utilizada pela primeira vez na história por Hitler.
4- O Brasil é o dono da marca de maior genocídio ocorrido na história, negros e índios te lembram algo?

Abraço e um mais humildade para sua pessoa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONHEÇA OS NOSSOS POSTS PUBLICADOS - DIGITE O TEMA

Carregando...

AS MAIS LIDAS DA SEMANA